Qual a relação entre mudanças climáticas e eficiência energética?

Por que adotar práticas de eficiência energética em nosso cotidiano? Saiba alguns segredos de um equipamento ou um serviço energeticamente eficiente

Por: Instituto Clima e Sociedade | Comunicar erro

Você sabia que, ao adotar práticas de eficiência energética, está contribuindo para que os efeitos das mudanças climáticas sejam minimizados?

Basicamente, ser energeticamente eficiente é fazer um mesmo serviço (como iluminar ou resfriar um ambiente) usando menos energia. Por exemplo, usar lâmpadas eficientes ou aparelhos que consumam menos, como os que possuem a nota “A” na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) ou utilizar iluminação natural durante o dia ajuda a reduzir o consumo energético e isso se reflete em menos emissões de CO2 e de outros gases de efeito estufa que seriam emitidos na atmosfera, contribuindo com as alterações do clima.

Esses gases são os principais responsáveis pelo agravamento do efeito e, consequentemente, do aquecimento global. A elevação da temperatura média da Terra está diretamente relacionada  com  o aumento de eventos climáticos extremos como grandes secas, aumento das queimadas, chuvas intensas, tempestades e o aumento do nível do mar .

Confira o vídeo especial elaborado pela organização IEI Brasil  sobre a importância da eficiência energética na redução dos efeitos das mudanças climáticas. Ele foi lançado no último sábado, em homenagem ao Dia Nacional de Conscientização sobre Mudanças Climáticas. Assista!

Quer saber mais sobre eficiência energética? Faça o download do livro gratuito “Geração distribuída e eficiência energética: reflexões para o setor elétrico de hoje e do futuro” e fique por dentro desse universo!

1 / 8
1
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
2
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
3
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
4
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
5
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
6
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
7
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …
8
07:44
Saiba tudo sobre os métodos anticoncepcionais
Prevenção é essencial quando o assunto é relação sexual. Hoje, há outros modos de prevenção que vão além da pílula e …