CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Qual a relação entre mudanças climáticas e eficiência energética?

Por que adotar práticas de eficiência energética em nosso cotidiano? Saiba alguns segredos de um equipamento ou um serviço energeticamente eficiente

Por: Instituto Clima e Sociedade

Você sabia que, ao adotar práticas de eficiência energética, está contribuindo para que os efeitos das mudanças climáticas sejam minimizados?

Basicamente, ser energeticamente eficiente é fazer um mesmo serviço (como iluminar ou resfriar um ambiente) usando menos energia. Por exemplo, usar lâmpadas eficientes ou aparelhos que consumam menos, como os que possuem a nota “A” na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) ou utilizar iluminação natural durante o dia ajuda a reduzir o consumo energético e isso se reflete em menos emissões de CO2 e de outros gases de efeito estufa que seriam emitidos na atmosfera, contribuindo com as alterações do clima.

Esses gases são os principais responsáveis pelo agravamento do efeito e, consequentemente, do aquecimento global. A elevação da temperatura média da Terra está diretamente relacionada  com  o aumento de eventos climáticos extremos como grandes secas, aumento das queimadas, chuvas intensas, tempestades e o aumento do nível do mar .

Confira o vídeo especial elaborado pela organização IEI Brasil  sobre a importância da eficiência energética na redução dos efeitos das mudanças climáticas. Ele foi lançado no último sábado, em homenagem ao Dia Nacional de Conscientização sobre Mudanças Climáticas. Assista!

Quer saber mais sobre eficiência energética? Faça o download do livro gratuito “Geração distribuída e eficiência energética: reflexões para o setor elétrico de hoje e do futuro” e fique por dentro desse universo!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Por: Instituto Clima e Sociedade

O Instituto Clima e Sociedade (iCS) é uma organização filantrópica que promove prosperidade, justiça e desenvolvimento de baixo carbono no Brasil. Funcionamos como uma ponte entre financiadores internacionais e nacionais e parceiros locais. Assim, somos parte de uma ampla rede de organizações filantrópicas dedicadas à construção de soluções para a crise climática.O iCS traça planos de ação frente aos problemas climáticos a partir de uma lente social. Por isso, prioriza medidas que, além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), também gerem melhorias na qualidade de vida para a sociedade, em especial para os mais vulneráveis.A atividade principal do Instituto é dar doações para fomentar projetos e organizações que visem:• CONSTRUIR evidências que qualifiquem o debate e apoiem a tomada de decisão• PROMOVER advocacy, campanhas e comunicação• CRIAR espaços de interação entre diversos atores e setores• INCENTIVAR o intercâmbio de conhecimento e experiência entre o Brasil e o mundoAlém disso, também nos dedicamos ao engajamento da sociedade com o tema de mudanças climáticas, implementação de projetos próprios e capacitação institucional de organizações da sociedade civil.​

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário iCS da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.