Qual a relação entre mudanças climáticas e eficiência energética?

Por que adotar práticas de eficiência energética em nosso cotidiano? Saiba alguns segredos de um equipamento ou um serviço energeticamente eficiente

Por: Instituto Clima e Sociedade | Comunicar erro

Você sabia que, ao adotar práticas de eficiência energética, está contribuindo para que os efeitos das mudanças climáticas sejam minimizados?

Basicamente, ser energeticamente eficiente é fazer um mesmo serviço (como iluminar ou resfriar um ambiente) usando menos energia. Por exemplo, usar lâmpadas eficientes ou aparelhos que consumam menos, como os que possuem a nota “A” na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) ou utilizar iluminação natural durante o dia ajuda a reduzir o consumo energético e isso se reflete em menos emissões de CO2 e de outros gases de efeito estufa que seriam emitidos na atmosfera, contribuindo com as alterações do clima.

Esses gases são os principais responsáveis pelo agravamento do efeito e, consequentemente, do aquecimento global. A elevação da temperatura média da Terra está diretamente relacionada  com  o aumento de eventos climáticos extremos como grandes secas, aumento das queimadas, chuvas intensas, tempestades e o aumento do nível do mar .

Confira o vídeo especial elaborado pela organização IEI Brasil  sobre a importância da eficiência energética na redução dos efeitos das mudanças climáticas. Ele foi lançado no último sábado, em homenagem ao Dia Nacional de Conscientização sobre Mudanças Climáticas. Assista!

Quer saber mais sobre eficiência energética? Faça o download do livro gratuito “Geração distribuída e eficiência energética: reflexões para o setor elétrico de hoje e do futuro” e fique por dentro desse universo!

Autor: Instituto Clima e Sociedade

O Instituto Clima e Sociedade (iCS) é uma organização filantrópica que capta recursos e fomenta projetos que contribuam para a construção de soluções para a crise climática. A missão do Instituto é fortalecer as condições que alavanquem práticas duradouras de mitigação e resiliência, rumo a um Brasil carbono neutro, com crescimento econômico e justiça social. O Instituto atua como uma ponte entre financiadores internacionais e nacionais (que são essencialmente fundações e organizações de cooperação bilateral ou multilateral) e parceiros locais (incluindo organizações da sociedade civil, academia, associações, e entidades governamentais).

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário iCS da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
02:20
Novas regras para o uso de patinetes elétricas em SP
A prefeitura de São Paulo definiu novas regras para o uso de patinetes elétricas compartilhadas na cidade. Entre as  determinações …
2
08:30
Intercept: os principais pontos do depoimento de Moro no Senado
O ministro da Justiça, Sergio Moro, prestou esclarecimentos em audiência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado) sobre …
3
04:04
E se Carlos Bolsonaro fosse gay?
O ex-deputado Jean Wyllys fez uma série de posts em sua rede social apontando que Carlos Bolsonaro, o filho 02 …
4
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
5
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
6
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
7
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
8
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …