Recados generosos incentivam gentileza pela cidade e chega nas redes

Por: Keila Baraçal

Sabe aquele dia em que as coisas não vão muito bem e fica difícil encarar a rotina com um sorriso no rosto? Com uma proposta original, a campanha #txurbano pode ajudar a deixar o dia a dia de muitas pessoas mais leve.

A ação é bem simples: qualquer pessoa pode escrever uma frase em um pedaço de papel e espalhá-lo pela cidade. A iniciativa ganhou repercussão nas redes sociais, já que os organizadores do projeto pedem para que quem fizer a boa ação, tire uma foto da frase e a poste no Instagram e no Facebook com a hashtag #txurbano.

A resposta do público tem sido extremamente positiva. Quase que diariamente alguém posta uma foto na página oficial do projeto, que traz a seguinte definição: “Frases para arrancar sorrisos ou pensamentos pela cidade. (…) Pode ser no trem, na rua, no poste, no ônibus ou em qualquer lugar. Você sempre pode dizer algo que faça outra pessoa pensar ou sorrir. Então por que não fazer?”

Como resposta, as pessoas têm participado justamente com frases de incentivo ou outras que levem a uma reflexão de quem ler. Os participantes têm citado versos de autores conhecidos, como Vinicius de Moraes (“Depois da chegada, vem sempre a partida”), além de usarem a criatividade e usarem frases próprias, como “menos carão, mais carinho”, “já te dei bom dia hoje?”, “Brasil é mais que futebol”, “a rua é linda”, “não fique no talvez”, entre outras.

Na página do Facebook, é possível ver como o público tem participado não apenas com frases para levantar a autoestima ou para provocar uma reflexão, mas também com dizeres divertidos. Entre as mais divertidas estão “hoje ninguém vai ficar no 0 x 0”, “pode partir o meu coração, só não derruba a minha cerveja”, “você desligou o forno?” e “a conta do e-mail está cheia. A do banco, vazia”. Independente do teor, trata-se de um belo incentivo para deixar o dia a dia de todo mundo mais agradável. Espalhe.

Compartilhe:

1
Chuva forte deixa São Paulo debaixo d’água
A chuva que começou ontem não deu sinal de trégua e fez São Paulo amanhecer debaixo d’água nesta segunda-feira, 10. …
2
Coronavírus: aviões da FAB vão retirar brasileiros de Wuhan, na China
Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) decolaram nesta quarta-feira, 5, em direção a Wuhan, na China, para retirar os …
3
BBB20: Mulheres decidem o destino de Pétrix Barbosa
A união das mulheres  decidiu o destino de Pétrix não apenas no Big Brother Brasil 20, mas também fora da …
4
Damares Alves: abstinência sexual, protesto e contradição?
Por que este grupo de mulheres deu as costas para a ministra Damares Alves enquanto ela defendia sua política de …
5
Bolsonaro e a demissão do secretário que viajou com jato da FAB
O presidente Jair Bolsonaro anunciou em sua conta no Twitter que vai tornar sem efeito a nomeação de José Vicente …
6
Visibilidade trans: a história de Thais de Azevedo
O que é violência para você? Para Thais de Azevedo essa pergunta resume uma trajetória de vida. Como mulher trans, …
7
Qual o impacto do feminismo na periferia ? Luana Hansen dá a letra
Dj, MC e produtora musical, Luana Hansen fez e faz história no movimento hip hop há, pelo menos, duas décadas. …
8
Brumadinho: relatos lembram a maior tragédia socioambiental do Brasil
Há um ano, a cidade de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (MG) viveria um pesadelo difícil de ser esquecido.Era …