Símbolo de Paris, Notre-Dame levou 182 anos para ser construída

A catedral foi atingida por um incêndio de grandes proporções nesta segunda-feira

Por: Redação
A Catedral de Notre Dame começou a ser erguida em 1163
Créditos: Marcus Lindstrom / iStock
A Catedral de Notre Dame começou a ser erguida em 1163

A Catedral de Notre-Dame, em Paris, atingida por um incêndio de grandes proporções nesta segunda-feira, 15, é um dos símbolos da capital francesa e atrai milhões de turistas todos os anos.

Rodeada pelo rio Sena, a construção dedicada à Virgem Maria (Notre-Dame quer dizer Nossa Senhora em português) demorou 182 anos para ser finalizada: de 1163, quando começou a ser erguida no lugar onde ficava uma igreja romana, até 1345.

A igreja, famosa por seu estilo arquitetônico gótico, foi palco de momentos importantes para a história da França e do mundo, como a coroação de Napoleão Bonaparte como imperador da França, em 1804, e a beatificação de Joana d’Arc em 1909. Ela também é conhecida por ter sido cenário do romance “O Corcunda de Notre-Dame”, lançado em 1831 por Victor Hugo (1802-1885).

A catedral também viveu baixas. Durante reinado de Luís XIV, elementos do templo foram destruídos e substituídos para evocar o barroco, que se popularizou no fim do século XVII. Em 1793, época da Revolução Francesa, o local sofreu com o roubo de tesouros.

Localizada na Île de la Cité (uma pequena ilha no centro de Paris), Notre-Dame foi restaurada diversas vezes em mais de oito séculos de existência. O fogo desta segunda-feira pode estar relacionado a obras de renovação que estavam feitas na igreja.

Uma das ações mais recentes ocorreu entre 1990 e 1992, na qual o alvo da restauração foi o grande órgão da Catedral de Notre-Dame, um dos instrumentos mais famosos do gênero no mundo.

Segundo o site oficial do templo, neste mesmo período foi feita uma limpeza na fachada, que durou mais de dez anos. “Longe de ser um museu, a catedral é, desde suas origens, a Casa de Deus e a Casa dos Homens”, ressalta o material de divulgação.

https://www.youtube.com/watch?v=q27a1wbezVo?fbclid=IwAR1ArdpkJdpK5JK3OrzSlAJlZUlGv-TUjTOBsmA22E3__GJhiHYyUm-FBSI

O incêndio

Um incêndio atingiu a catedral de Notre-Dame, em Paris, nesta segunda-feira, 15. Segundo informações da agência de notícias Reuters, o fogo foi relatado por usuários nas redes sociais e confirmado em seguida pelo corpo de bombeiros. Uma torre desmoronou em meio às chamas.

Um porta-voz do templo afirmou que todo o interior da igreja está pegando fogo e tudo será destruído. “Nada restará das chamas. Está tudo queimando, não sobrará nada da estrutura, que data do século XIX de um lado e do XIII do outro”, lamentou André Finot

“Um incêndio terrível está acontecendo na Catedral de Notre-Dame. Os bombeiros de Paris estão tentando dominar as chamas. (…) Peço a todos que respeitem o perímetro de segurança”, escreveu a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, no Twitter.

Os bombeiros estão tentando controlar o fogo, que afeta principalmente a torre central da catedral. A polícia isolou a área. De acordo com o site oficial da Notre-Dame, o horário de visitação é das 10h às 18h30. O incêndio ocorreu por volta das 19h.

Nas imagens, é possível ver muita fumaça saindo do topo da catedral medieval, enquanto chamas saem das duas torres dos sinos. O fogo pode estar ligado às obras de restauração no telhado do edifício. A torre central estava rodeada por um andaime.

A jornalista Tai Nalon, diretora-executiva e cofundadora do Aos Fatos, está na ponte  e enviou um depoimento à Catraca Livre sobre o cenário devastador:

“O primeiro registro do incêndio foi em torno das 17h55, hora local. Correria com celulares em punho assustou quem caminhava às margens do Sena do lado direito. Às 19h20 o fogo, que se concentrava no campanário da catedral tomou todo o teto do edifício. A torre colapsou em duas partes, cerca de 50 minutos depois do primeiro registro do fogo.

Nos arredores, centenas de franceses e turistas registram o fogo, consternados. Há barulho de sirenes em toda a região, e o trânsito na Ile de France, onde está a catedral, está interrompido.

A igreja passava por obras e estava cercada de andaimes. Não há informação precisa sobre a origem do incêndio, mas os bombeiros locais atribuem inicialmente à reforma.”

Veja imagens do incêndio: