Site europeu propõe discussão sobre
adaptação de cidades para autistas

Foto: reprodução Child in the City
Conferência aborda tema de inclusão de autistas em cidades.

O Child in the City é um site europeu voltado a promover e proteger os direitos e bem-estar das crianças. Além do trabalho jornalístico, o site realiza, a cada dois anos, uma conferência sobre infância, que acontece cada vez em uma cidade europeia. Para o evento de 2016, uma das propostas é apresentar uma discussão sobre adaptar cidades para os autistas, dando mais liberdade para quem sofre do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O argumento da discussão é que as cidades não são construídas como ambientes inclusos aos autistas, podendo causar confusão e medo nestas pessoas. A intenção é conscientizar a sociedade ao desafio de integrar os autistas às cidades.

As chamadas “cidades amigas” dos TEA devem possuir um planejamento com design inclusivo, no qual os ambientes se tornem mais calmos e tranquilos, para que os autistas se sintam mais à vontade.

Segundo o site, este tipo de análise ainda não foi amplamente aplicada às cidades e essa deficiência estrutural afeta principalmente as crianças, que precisam se sentir integradas aos ambientes para interagirem melhor com as pessoas.

De acordo com o site, este é o momento da sociedade fazer um balanço sobre como as pessoas que possuem TEA são, muitas vezes, negligenciadas, esquecidas e isoladas nas cidades. Visando o bem-estar desta população vulnerável e crescente na sociedade contemporânea, a proposta agora é discutir o que uma “cidade amiga” dos TEA deve ser e quais estratégias devem ser realizadas em apoio aos autistas.

A Conferência Child in the City deste ano acontecerá de 07 a 09 de novembro em Ghent, na Bélgica.

Com informações de Child in the City.

Veja ainda:

1 / 8
1
02:20
Novas regras para o uso de patinetes elétricas em SP
A prefeitura de São Paulo definiu novas regras para o uso de patinetes elétricas compartilhadas na cidade. Entre as  determinações …
2
08:30
Intercept: os principais pontos do depoimento de Moro no Senado
O ministro da Justiça, Sergio Moro, prestou esclarecimentos em audiência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado) sobre …
3
04:04
E se Carlos Bolsonaro fosse gay?
O ex-deputado Jean Wyllys fez uma série de posts em sua rede social apontando que Carlos Bolsonaro, o filho 02 …
4
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
5
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
6
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
7
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
8
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …