Site europeu propõe discussão sobre
adaptação de cidades para autistas

Foto: reprodução Child in the City
Conferência aborda tema de inclusão de autistas em cidades.

O Child in the City é um site europeu voltado a promover e proteger os direitos e bem-estar das crianças. Além do trabalho jornalístico, o site realiza, a cada dois anos, uma conferência sobre infância, que acontece cada vez em uma cidade europeia. Para o evento de 2016, uma das propostas é apresentar uma discussão sobre adaptar cidades para os autistas, dando mais liberdade para quem sofre do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O argumento da discussão é que as cidades não são construídas como ambientes inclusos aos autistas, podendo causar confusão e medo nestas pessoas. A intenção é conscientizar a sociedade ao desafio de integrar os autistas às cidades.

As chamadas “cidades amigas” dos TEA devem possuir um planejamento com design inclusivo, no qual os ambientes se tornem mais calmos e tranquilos, para que os autistas se sintam mais à vontade.

Segundo o site, este tipo de análise ainda não foi amplamente aplicada às cidades e essa deficiência estrutural afeta principalmente as crianças, que precisam se sentir integradas aos ambientes para interagirem melhor com as pessoas.

De acordo com o site, este é o momento da sociedade fazer um balanço sobre como as pessoas que possuem TEA são, muitas vezes, negligenciadas, esquecidas e isoladas nas cidades. Visando o bem-estar desta população vulnerável e crescente na sociedade contemporânea, a proposta agora é discutir o que uma “cidade amiga” dos TEA deve ser e quais estratégias devem ser realizadas em apoio aos autistas.

A Conferência Child in the City deste ano acontecerá de 07 a 09 de novembro em Ghent, na Bélgica.

Com informações de Child in the City.

Veja ainda:

1 / 8
1
06:43
Após ser acusado de comunista, Dimenstein cobra provas de Hasselmann
A deputada federal Joice Hasselmann perdeu a calma nas redes sociais ao atacar o jornalista Gilberto Dimenstein, acusando-o de militante …
2
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
3
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
4
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
5
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
6
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
7
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
8
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …