Últimas notícias:

Loading...

Site europeu propõe discussão sobre
adaptação de cidades para autistas

Por: Catraca Livre
Foto: reprodução Child in the City
Conferência aborda tema de inclusão de autistas em cidades.

O Child in the City é um site europeu voltado a promover e proteger os direitos e bem-estar das crianças. Além do trabalho jornalístico, o site realiza, a cada dois anos, uma conferência sobre infância, que acontece cada vez em uma cidade europeia. Para o evento de 2016, uma das propostas é apresentar uma discussão sobre adaptar cidades para os autistas, dando mais liberdade para quem sofre do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O argumento da discussão é que as cidades não são construídas como ambientes inclusos aos autistas, podendo causar confusão e medo nestas pessoas. A intenção é conscientizar a sociedade ao desafio de integrar os autistas às cidades.

As chamadas “cidades amigas” dos TEA devem possuir um planejamento com design inclusivo, no qual os ambientes se tornem mais calmos e tranquilos, para que os autistas se sintam mais à vontade.

Segundo o site, este tipo de análise ainda não foi amplamente aplicada às cidades e essa deficiência estrutural afeta principalmente as crianças, que precisam se sentir integradas aos ambientes para interagirem melhor com as pessoas.

De acordo com o site, este é o momento da sociedade fazer um balanço sobre como as pessoas que possuem TEA são, muitas vezes, negligenciadas, esquecidas e isoladas nas cidades. Visando o bem-estar desta população vulnerável e crescente na sociedade contemporânea, a proposta agora é discutir o que uma “cidade amiga” dos TEA deve ser e quais estratégias devem ser realizadas em apoio aos autistas.

A Conferência Child in the City deste ano acontecerá de 07 a 09 de novembro em Ghent, na Bélgica.

Com informações de Child in the City.

Veja ainda:

Compartilhe: