Software de exposição conta batidas cardíacas

Por: Keila Baraçal

Quantas vezes o seu coração bateu durante a vida? A resposta pode ser obtida durante uma visita à Estação Ciência (Lapa), através da exposição “Vias do Coração”. A programação, que acontece a partir desta sexta-feira (12), pretende fazer com que o cidadão saiba sobre os mecanismos de seu sistema cardíaco. E, assim como na apresentação do homem virtual, a pessoa tem condições de se prevenir contra doenças.

Coração com as cavidades vasculares

“Para fazer o teste, você precisa fornecer apenas o dia, o mês e o ano do seu nascimento. Se possível, o horário também”, explica a idealizadora do projeto, Cristina Moscardi, sobre o software responsável pela contagem. A contagem é feita a partir de 70 batimentos por minuto e o número e fica mais alto ou mais baixo, de acordo com a idade da pessoa que fizer o teste.

Além de o número de batidas do coração, o visitante também poderá ter acesso às informações sobre hipertensão, bem como os mecanismos do coração. Através deste passeio monitorado, será possível entender ainda que sintomas como estresse, consumo de cigarro e excesso de sal são prejudiciais para o bom funcionamento do coração. “A exposição, acima de tudo, pretende mostrar como a pessoa pode se prevenir”, conta Cristina.

Dividida em cinco biombos (“Coração: bomba da vida”, “Viagem pelo Sistema Circulatório”, “Elementos Figurados do Sangue”, “Aterosclerose: Impacto da Hipertensão”), a exposição fica na Estação Ciência e deve seguir para outras cidades. O projeto é uma realização da sanofi-aventis em parceria com o Museu da Vida/ Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz.