Sonho de criança

Por: Keila Baraçal

De um sonho que teve, Gabriel Pinheiro, 12, desenvolveu o vídeo “Por quê caçar?” O garoto quer ser paleontólogo quando crescer e colocou nas imagens aquilo que viu, enquanto dormia. Seu material foi um dos inscritos na mostra Minuteen.  O vídeo não faz parte da lista dos vencedores, mas, ainda assim, o estudante deixa sua marca registrada no podium. É dele  o vídeo vencedor, batizado de “Brinquedo”, na categoria “Tema Livre”. O anúncio foi feito neste final de semana, no Museu da Imagem e do Som (MIS).

arquivo pessoal
Gabriel Pinheiro

Gabriel não faz parte das estatísticas dos participantes do concurso. De acordo com Marcelo Masagão, organizador do do festival, pelo menos 50% dos participantes eram meninas. Além disso, “duas das três escolhas que mais enviaram vídeos, eram públicas”. O nosso personagem está no sexto ano do ensino fundamental de uma escola particular de São Miguel, na zona leste da cidade.

Numa conversa em tom de timidez com a reportagem do Catraca Livre, Gabriel conta que, para fazer “Brinquedo”, foi uma questão de tempo. Rapidamente (leia-se “três minutos”, segundo ele), depois que teve a ideia, o vídeo já estava praticamente concluído.

Ele pegou um boneco, “desses que dá um mortal”, com a ajuda de um iluminador, projetou na parede a sombra dele e, a partir de então, deu vida e movimentos ao brinquedo.  “Eu gosto de brincar com as sombras. Isso mexe com a imaginação da gente.” E é exatamente esta cena que pode ser conferida no vídeo.

Brinquedo

O pai, o analista administrativo Jodinaldo Ubiracy de Azevedo Pinheiro, 37, está orgulhoso com o desempenho do filho. Ele conta que o menino é vidrado no computador e que “se deixar, Gabriel passa o dia inteiro mexendo no micro”, afirma. “Foi tudo muito rápido, mas ficamos todos muito felizes com o resultado”, finaliza.

Missão cumprida e troféu levado para a casa, Gabriel ainda não decidiu o que vai fazer com a verba ganha. “Quando aparecer alguma coisa que queira muito, eu penso no que quero comprar”, conclui.

“Por quê caçar?”

Mais sobre o Minuteen
O site do minuteen, em sua terceira edição, recebeu trabalhos com duração de até um minuto do estado de São Paulo, dentro de dois temas: “Por quê?” e “Tema Livre”. O objetivo da mostra  é incentivar os jovens a fazer da produção dos vídeos de maneira criativa. Veja os outros vídeos vencedores