SP decreta quarentena de 15 dias em todo o estado
Medida começa a valer na terça-feira, 24, e visa deter a propagação do novo coronavírus no estado
O governador João Doria (PSDB) informou, no início da tarde deste sábado, 21, que irá determinar quarentena em todo o estado de São Paulo pelo período de 15 dias. A medida, que visa intensificar o combate ao novo coronavírus, começa a valer na próxima terça-feira, 24, e vai até o dia 7 de abril. Isso significa que o comércio e serviços não essenciais à população serão restringidos, com algumas exceções.
A publicação do decreto será feita no Diário Oficial do estado. Até o momento, o estado de São Paulo registra 15 óbitos causados pelo novo coronavírus, além de 396 casos confirmados. Destes, 34 estão internados em UTIs em tratamento.
“Fiquem em casa! Vamos adotar medidas policiais para evitar aglomerações, festas, funk e eventos de qualquer outra natureza”, afirmou o governador durante a coletiva de imprensa.
- Menos estresse e mais produtividade: tire 15 minutos de pausa no seu trabalho e surpreenda a chefia
- Dia da Luta PCD: 10 direitos das pessoas com autismo
- Como ficam os serviços do INSS com servidores em estado de greve?
- Um passeio pelos castelos, fortes e mosteiros de Nova York
O que fecha e o que segue aberto
Bares, restaurantes e cafés deverão fechar em todos os 645 municípios do estado. Esses estabelecimentos poderão manter o serviço apenas no esquema de delivery. O governador afirmou que padarias poderão funcionar.
Serviços de saúde pública, como farmácias e clínicas odontológicas, públicas ou privadas, também continuarão operando, assim como serviços de alimentação, abastecimento, segurança e limpeza. Lojas de pet shop também ficam abertas. Doria também pediu para que as indústrias continuem operando no estado.
Também não há restrição para empresas de telemarketing, construção civil, bancos e lotéricas. Essas empresas e instituições poderão continuar na ativa, respeitando os devidos cuidados sanitários com os funcionários.
“Sabemos que estamos em uma guerra, e essa guerra deverá ser enfrentada com decisões corretas, rápidas, eficientes, mas, sobretudo, solidárias. Não é possível vencer uma guerra de saúde sem solidariedade de todos”, afirmou Doria.
- Quais os cuidados para prevenir o novo coronavírus
- Saiba o que fazer se estiver com suspeita de coronavírus
- Coronavírus: saiba o que a OMS diz sobre o uso de máscaras
- Como se proteger no ambiente de trabalho
- Quais os sintomas e tudo o que se sabe até agora sobre o coronavírus
- SUS lança app para fazer triagem virtual
- Coronavírus: como se proteger no transporte público
- Aplicativo avisa se você passou por alguém com coronavírus
- Entenda a diferença entre quarentena e isolamento