Trumpistas invadem o Capitólio, em Washington; mulher é baleada

Invasão interrompeu sessão do Congresso americano que validaria eleição de Joe Biden

Manifestantes simpatizantes de Donald Trump invadiram na tarde desta quarta-feira, 6, o prédio do Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos.  Uma mulher foi baleada pela polícia na invasão.

O grupo confrontou policiais, derrubou as barreiras e entrou no prédio no momento em que os parlamentares iriam declarar a vitória de Joe Biden como novo presidente do país.

Trumpistas invadem o Capitólio, em Washington; mulher e baleada
Créditos: Reprodução/Twitter
Trumpistas invadem o Capitólio, em Washington; mulher e baleada

O Senado e a Câmara, que estavam avaliando objeções à vitória do democrata, interromperam o debate de forma abrupta e inesperada.

A prefeita de Washington decretou toque de recolher, mas muitos manifestantes seguem nas ruas.

O ato foi inflamado pelo próprio Donald Trump, que incitou as pessoas a irem às ruas protestarem contra o resultado das eleições.

Após a violência, porém, Trump foi ao Twitter dizer que não concorda com a violência e defendeu um movimento pacífico.

O vice-presidente, Mike Pence, que presidia a sessão conjunta do Congresso foi retirado do Capitólio. Ele foi pressionado por Trump a não chancelar a derrota do republicano.

Mais cedo, o presidente Donald Trump fez um discurso de cerca de três horas para a multidão na praça do obelisco de Washington. Ao discursar, Trump voltou a dizer que venceu as eleições. “Você não cede quando há roubo envolvido”, disse. “Nosso país está farto e não vamos aguentar mais”, acrescentou.