Universidade alemã nega certificado de pós-doutorado de Decotelli

Internautas se revoltaram com mais uma mentira do novo ministro da Educação

Por: Redação

A Universidade de Wüppertal, no oeste da Alemanha, desmentiu Carlos Alberto Decotelli e informou que o novo ministro da Educação não obteve um certificado de pós-doutor pela instituição alemã.

certificado decotelli
Crédito: Divulgação O ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli, foi acusado de plágio no mestrado e agora teve pós-doutorado desmentido

A universidade esclareceu que o ministro conduziu pesquisas na universidade por um período de três meses em 2016, mas não concluiu nenhum programa de pós-doutorado, que, na Alemanha, dura de dois a quatro anos.

“Carlos Decotelli não obteve nenhum título na nossa universidade”, afirmou a responsável pela comunicação da Bergische Universität Wüppertal (BUW), Jasmine Ait-Djoudi, ao jornal O Globo.

Na última sexta-feira, 26, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o currículo de Decotelli, também disponível na plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O ministro descreve que frequentou a universidade alemã entre 2015 e 2017 e que recebeu o certificado de pós-doutor.

Ainda de acordo com a publicação, um pós-doutorado é um termo usado em referência a pesquisas feitas após um acadêmico obter um título de doutor. O MEC, por sua vez, ainda não se manifestou sobre o assunto.

Vale lembrar que na última semana o reitor da Universidade Nacional de Rosario (Argentina), Franco Bartolacci, informou que Decotelli não obteve um título de doutor em administração da Faculdade de Ciências Econômicas e Estatísticas e confirmou que a tese de doutorado foi reprovada.

O assunto, é claro, teve grande repercussão nas redes sociais. Alguns internautas se revoltaram com a escolha de Jair Bolsonaro (sem partido) por um ministro que mente no currículo. Confira algumas reações: