Veja como ajudar os moradores de rua de São Paulo

O Catraca Livre selecionou ONGs e projetos que atuam em prol das pessoas em situação de rua na capital paulista

Por: Heloisa Aun | Comunicar erro
Tags: #Direitos
Crédito: Rovena Rosa/Agência BrasilMorador de rua Ivanildo Azevedo da Silva sobrevive em meio a Avenida São João

Nesta época do ano, com a chegada da frente fria em São Paulo, os moradores em situação de rua são os mais prejudicados e, muitas vezes, acabam correndo risco de morte por causa das baixas temperaturas.

De acordo com o último censo divulgado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), de 2015, a capital paulista tem 15.905 pessoas vivendo na rua, sendo 8.570 nos centros de acolhimento e 7.335 em vias e espaços públicos.

Ao Catraca Livre, a gestão Bruno Covas informou que, desde o dia 17 de maio, a prefeitura intensificou o atendimento à população em situação de rua com o início do “Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas – 2018”. A ação segue até 30 de setembro e será reforçada sempre que a temperatura atingir o patamar igual ou inferior a 13º, ou sensação térmica equivalente.

Inicialmente, dois abrigos emergenciais serão abertos, um na região central, com 100 vagas, e outro na Lapa, com 80 vagas. “Essas vagas serão somadas às outras mais de 14 mil já existentes nos Centros de Acolhimento. A rede também conta com 135 Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICAs), que juntas disponibilizam 2.570 vagas”, diz a gestão.

Como ajudar

Caso você encontre um morador de rua precisando de ajuda, ligue para o 156 e comunique a Coordenadoria de Atendimento Permanente e de Emergência (Cape), da Prefeitura. O serviço funciona 24 horas por dia.

A solicitação de abordagem pode ser anônima, mas é importante ter as seguintes informações para facilitar a identificação: o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado); pontos de referência; características físicas e detalhes das vestimentas da pessoa a ser abordada.

Veja abaixo ONGs e projetos que atuam com moradores de rua em São Paulo e faça a sua colaboração com roupas, cobertores e itens de higiene:

SP Invisível

O SP Invisível – movimento de conscientização e humanização por meio das histórias dos invisíveis da cidade de São Paulo – lançou a campanha de financiamento coletivo #SPSemFrio para distribuir 500 kits com roupas e itens de higiene a pessoas em situação de rua.

Saiba mais aqui.

Anjos da Noite

A ONG Anjos da Noite realiza um trabalho social em São Paulo desde 22 de agosto de 1989. Composta por pessoas de todas as idades, a instituição entrega alimentos, roupas, agasalhos, calçados, cobertores e, principalmente, amor aos moradores de rua.

Entre em contato pelo site ou e-mail: anjos@anjosdanoite.org.br.

Amor + Ação = Doação

O projeto Amor + Ação = Doação foi criado por três jovens em 2015 com o objetivo de arrecadar alimentos e roupas para pessoas em situação de rua. Agora, o grupo está organizando sua próxima ação e precisa de doações de roupas, alimentos ou dinheiro para torná-la possível.

Veja a página no Facebook. E-mail de contato: amormaisacao@gmail.com.

Campanha do Agasalho

No último dia 15 de maio, a Cruz Vermelha lançou a “Campanha do Agasalho”, uma iniciativa anual para aquecer as famílias de baixa renda em São Paulo. Intitulado “Aqueça São Paulo“, o projeto espera arrecadar dez toneladas de roupas de frio e cobertores para atender sete mil pessoas.

Foram colocadas caixas de coleta em aproximadamente 500 pontos da cidade. No site da campanha é possível acessar a lista completa dos locais. Além disso, as doações podem ser entregues na Cruz Vermelha de São Paulo, localizada na Av. Moreira Guimarães, 699 – Planalto Paulista.

Exército de Salvação

O Exército de Salvação está promovendo uma nova campanha de arrecadação de roupas para o inverno. Todas as doação são revertidas para os bazares beneficentes da instituição, que levanta fundos em prol dos grupos assistidos pelas obras sociais.

Para ajudar, agende a retirada dos itens pela internet ou veja as outras formas de promover a iniciativa. Confira aqui todos os pontos de coletas permanentes espalhados por São Paulo e Rio de Janeiro.

Pastoral do Povo de Rua

A Arquidiocese de São Paulo, da Igreja Católica, recebe agasalhos, cobertores e roupas em bom estado em igrejas.

Se você quiser apoiar o projeto, é possível levar as doações em paróquias e comunidades católicas da Arquidiocese de São Paulo. Consulte a paróquia mais próxima neste link.

Endereços: Caritas Arquidiocesana de São Paulo – Centro para refugiados: Rua Major Diogo, 834 – Bela Vista. Também em Rua Taquari, 1100, Mooca – Paróquia São Miguel Arcanjo.

Entrega por SP

O Entrega por SP é uma mobilização social sem vínculos políticos e/ou religiosos, que acredita na convivência amigável e solidária entre quem vive e quem não vive na rua.

Desde julho de 2013, o grupo sai às ruas com o intuito de conhecer pessoas em situação de vulnerabilidade social, compreender suas necessidades, oferecendo um kit contendo lanche e produtos de higiene.

Saiba mais sobre as próximas ações por meio da página no Facebook ou no site.

Compartilhe:

Autor: Heloisa Aun

Feminista, vegetariana e repórter de Cidadania no Catraca Livre. ("nossas costas / contam histórias / que a lombada / de nenhum livro / pode carregar" - Rupi Kaur)

1 / 8
1
01:03
Ex-presidente do Peru tenta suicídio após receber ordem de prisão
O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira,17, após atirar contra si mesmo em uma tentativa de suicídio em …
2
04:17
32% acreditam que câncer é causado por traumas, diz pesquisa
O jornal Folha de S. Paulo divulgou uma pesquisa feita pelo Instituto Oncoguia que revela uma situação preocupante: 32% dos …
3
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
4
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
5
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …
6
02:29
Vídeo analisa a maior irresponsabilidade na vida de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mandou desativar os radares de rodovias federais. Será que é uma boa ideia? A Folha de São …
7
05:43
Entenda a proposta de Bolsonaro para a educação domiciliar
O presidente Jair Bolsonaro assinou o projeto de lei que pretende regulamentar a educação domiciliar no país. Se aprovada pelo …
8
36s
Conheça o Norbert o cãozinho que faz todo mundo sorrir
Ele tem 17 cm e pesa 1,5 kg de pura fofura.