Vídeo: Urso ataca treinador em circo na Rússia bem pertinho da plateia

Imagens fortes

Por: Redação

Durante um espetáculo de circo em Olonets, no noroeste da Rússia, um treinador foi atacado por um urso enquanto fazia um número com o animal selvagem. O ataque foi registrado pelo público, que acompanhou à terrível cena bem de perto, sem qualquer proteção.

Uma mulher da plateia fez o vídeo, que mostra o exato momento em que o urso, que estava andando sobre suas patas traseiras, avança sobre o treinador, o morde e o derruba no chão. Outro integrante do circo chega a chutar o urso para tentar parar o ataque, enquanto o público presente grita e tenta encontrar a saída.

urso ataca treinador em circo na rússia
Crédito: ReproduçãoUrso ataca treinador durante espetáculo em circo na Rússia

Segundo informações da imprensa local, obtidas pelo G1, o urso chegou a se voltar para a plateia, mas foi detido após receber choques elétricos.

As autoridades russas chegaram a abrir uma investigação criminal para saber se o circo funcionava de maneira segura.

O vídeo contém imagens fortes.

Direitos animais

Além de ser extremamente inseguro para os integrantes do espetáculo e para o público presente, a prática de apresentar números com animais em circos viola um direito fundamental à vida e à liberdade dos bichos.

No Brasil, tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 7291/2006, de autoria do senador Álvaro Dias (Podemos/PR), que proibiria “o emprego de animais da fauna silvestre brasileira e exótica na atividade circense”.

Doze estados brasileiros já proíbem o uso de animais em circos. Se no seu estado a prática ainda não é proibida, uma solução é não incentivar esse tipo de atividade. Simplesmente não vá e não dê seu dinheiro a quem maltrata animais com o objetivo de proporcionar lazer.