Vídeos de João Carlos Martins com músicos surdos bombam nas redes

Por: Redação

Mestres da Criatividade

Experiência musical : João Carlos Carlos e Marcelo Bratke criam orquestra com músicos surdos.Os jovens estão ao lado fazendo a percussão

Posted by Gilberto Dimenstein on Sunday, January 27, 2019

O maestro João Carlos Martins e o pianista fizeram uma experiência de improviso: tocar acompanhados de adolescentes surdos na Biblioteca Mário de Andrade.
João Carlos fará mais uma operação na mão em fevereiro que o fará deixar definitivamente o piano.
Os jovens fazem parte de um projeto da Orquestra Moderna de ensino musical a jovens surdos.
Eles também ouviram de um jeito especial a execução de Reverie ( sonho) feita por João Carlos Martins: eles ficaram com as mãos no piano sentindo a vibração.
A emoção dos adolescentes, que choravam com a experiência, fez com que essas imagens viralizarem nas redes.

Experiência musical

João Carlos Martins faz uma experiência com adolescentes surdos. Eles sentiram a vibração ao piano e acompanharam a emoção da música pelo rosto do maestro. Quase todos choraram com a experiência.Como ele vai fazer mais uma operação nas mãos, João Carlos não vai poder mais tocar piado. Essa foi a penúltima vez que ele toca.Essa cena aconteceu ontem durante o prêmio Cidadão SP. Um dos premiados foi a Orquestra Moderna, que tem um trabalho musical com surdos.O prêmio é promovido pelo ReciproCidade, projeto do jornalista Gilberto Dimenstein, fundador da Catraca Livre, destinado a promover ações criativas com impacto social

Posted by Catraca Livre on Saturday, January 26, 2019

Essas cenas ocorreram durante a entrega do Prêmio Cidadão SP na sexta-feira passada, 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo.

O prêmio é promovido pelo ReciproCidade, projeto do jornalista Gilberto Dimenstein, fundador da Catraca Livre, para estimular ações criativas com impacto social.

Os homenageados em 2019

Publicidade – Africa

A agência prima pela realização de campanhas de grande impacto social. É o caso da que realizou para o Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) em 2014.

O projeto consistiu em transformar cabelos de pacientes da instituição em anéis de diamantes, com o uso de alta tecnologia. Isso foi possível porque as pedras e os fios de cabelo têm um elemento em comum, o carbono. Os anéis foram a leilão para angariar fundos para a ONG.

A agência Africa será homenageada no Prêmio Cidadão São Paulo em sua edição 2018
Crédito: Reprodução/AfricaA agência Africa será homenageada no Prêmio Cidadão SP em sua edição 2018

Educação – Marcelo Bratke

A arte e a criatividade são profundamente inclusivas. O pianista e maestro Marcelo Bratke que o diga. Portador de uma catarata congênita, ele aprendeu a tocar de ouvido porque tinha muita dificuldade de ler as partituras.

Em 2007, Bratke criou a Camarata Brasil, orquestra sociocultural profissionalizante formada por jovens músicos eruditos e populares.

Encabeçou ainda o projeto Cinemúsica, pelo qual, junto com a artista plástica Mariannita Luzzati, apresentou concertos multimídia em instituições prisionais.

O pianista Marcelo Bratke
Crédito: Arquivo Pessoal/Marcelo BratkeO pianista Marcelo Bratke

Design – Marcelo Rosenbaum

Com o projeto A Gente Transforma, o designer visa combinar o design e elementos da cultura de povos do Brasil.

Uma incursão dessa natureza foi realizada em Várzea Queimada, um povoado no sertão do Piauí.

Lá, o artesanato local foi ressignificado e revalorizado com a participação dos profissionais do escritório de Rosembaum.

Projeto de Marcelo Rosenbaum no Piauí
Crédito: Reprodução/RosenbaumProjeto de Marcelo Rosenbaum foi até o Piauí

Saúde – Orquestra Moderna

O grupo, que tem o maestro Daniel Valeriano à frente, realizou em 2018 um concerto com 20 adolescentes portadores de deficiência auditiva.

Para viabilizar o projeto, os coordenadores artístico-pedagógicos Charles Raszl e André Venegas trabalharam em conjunto com a Derdic, Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação da PUC-SP.

https://youtu.be/vtmk0c9bLxY

A Orquestra Moderna conduziu um projeto com deficientes auditivos
Crédito: Reprodução/Facebook/@orquestramodernaA Orquestra Moderna conduziu um projeto com pessoas com deficiência auditiva

Comunicação – Quebrando o Tabu

A plataforma de mídia e notícias virou referência em defesa da democracia nas redes sociais.

A iniciativa, que aborda temas ligados a direitos humanos – como aborto e LGBTfobia – de forma clara e sem preconceitos, acabou se tornando ainda série documental no canal GNT.

Em comunicação, o canal Quebrando o Tabu será homenageado
Crédito: Reprodução/Facebook/@quebrandootabuEm comunicação, o canal Quebrando o Tabu será homenageado

Cidadania – Tabata Amaral

Ela foi a sexta deputada federal mais votada em São Paulo em 2018. Aos 25 anos, é cientista política e ativista pela educação.

Lançou movimentos que buscam a renovação do Congresso Nacional e, em julho, foi a mais jovem liderança a debater com a ativista paquistanesa e Nobel da Paz Malala Yousafzai.

A deputada federal Tabata Amaral
Crédito: Reprodução/Facebook/@tabataamaralSPA deputada federal Tabata Amaral

Cultura – Tupi or Not Tupi

O espaço fica em Pinheiros (zona oeste), na rua Fidalga. E se propõe a explorar a diversidade tanto na música como na gastronomia.

A casa realiza sessões de descobrimento dos sabores e das nuances da arte brasileira, em ambientação intimista. Também é utilizada para workshops e eventos.

A casa Tupi or Not Tupi
Crédito: Reprodução/Facebook/@tupiornottupioficialA casa Tupi or Not Tupi

Leia também: As mais criativas campanhas de marketing que mudaram o mundo

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.