Workshop reúne mulheres para promover empoderamento e liderança

Realizado pela Change.org, este é o terceiro workshop do programa "Elas Mudam o Mundo"

Por: Change.org (Oficial)
Workshop “Elas Mudam o Mundo” promove o uso da tecnologia para causa social
Crédito: Fábio Mendes Teixeira/Coletivo UNIWorkshop “Elas Mudam o Mundo” promove o uso da tecnologia para causa social

A Change.org, maior plataforma de abaixo-assinados online do Brasil e do mundo, realizará nesta terça e quarta-feira, dias 27 e 28 de agosto, o terceiro workshop do programa de empoderamento de mulheres, “Elas Mudam o Mundo”. A oficina será direcionada a estudantes universitárias e acontecerá na Faculdade Cásper Líbero, na Avenida Paulista, em São Paulo, em parceria com o coletivo formado pelas alunas da instituição, o Frente Feminista Casperiana Lisandra.

O programa internacional de empoderamento feminino, já realizado na Índia, México e Argentina, tem o objetivo de fomentar a voz das mulheres, treiná-las para o uso da ferramenta tecnológica de petições online, além de apresentar meios de conexão com o poder público.

O workshop contará com uma roda de debate e bate-papo entre mulheres que já utilizaram a plataforma para criar mobilizações e liderar causas vitoriosas. A ideia é propiciar a troca de vivências e visão de mundo sobre questões relacionadas ao empoderamento da mulher na busca de transformação social. A oficina terá, ainda, uma sessão de exercícios práticos, na qual as participantes poderão criar suas próprias campanhas online.

O debate terá questões levantadas pelas próprias participantes, líderes de campanhas e também por convidadas especiais, como a jornalista e apresentadora do podcast feminino “Elas com Elas”, Gabriela Mayer, que participa no primeiro dia, e a também jornalista, empreendedora social e criadora do projeto Plano de Menina, Viviane Duarte, que estará no segundo.

Neste ano, “Elas Mudam o Mundo” já realizou duas oficinas nas quais estudantes secundaristas e mulheres líderes de comunidades e representantes e coletivos se inspiraram por histórias de campanhas vitoriosas e aprenderam a utilizar a plataforma de petições online como instrumento de empoderamento e mecanismo de transformação social.

Em 2018, o programa, ainda em formato de projeto-piloto, foi intitulado “Violências Invisíveis” e treinou 60 mulheres da periferia a identificar situações de violência de gênero.

Nas oficinas realizadas até hoje surgiram mobilizações sobre os mais diversos temas, como saúde, violência, igualdade de gênero, direito das mulheres, entre outras causas.

Veja a seguir algumas histórias de mulheres que usaram a plataforma de petições online para se tornarem líderes de campanhas e criar mobilização em torno das causas em que acreditam:

Presença da mulher

Dados da plataforma Change.org relativos ao Brasil revelam que as mulheres são maioria entre os usuários que assinam mobilizações online, mas minoria entre quem tem a iniciativa de criar abaixo-assinados em busca de mudanças sociais. Apenas 34% das petições hospedadas pela plataforma no país são criadas por mulheres, a minoria delas (14%) são jovens com até 24 anos, 84% estudaram no ensino superior ou têm pós-graduação e pouco menos da metade (40%) vive em grandes capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro.

“Esses dados mostram o quanto é evidente que a mulher ainda precisa ocupar mais espaços na sociedade, inclusive, espaços de decisão. Muitas vezes elas ainda não têm a consciência de que podem ser protagonistas em todas as áreas que quiserem, e é esse pensamento que precisa ser transformado”, explica Yahisbel Adames, coordenadora de campanhas da Change.org Brasil e do programa Elas Mudam o Mundo.

Confira mais sobre o programa neste link.

Serviço

3º workshop do programa Elas Mudam o Mundo
Data e hora: Dia 27 de agosto, das 17 às 19 horas (primeira hora: debate com participação da jornalista Gabriela Mayer; segunda hora: sessão de exercícios práticos);
Dia 28 de agosto, das 11h30 às 13h30 (primeira hora: debate com participação da jornalista e empreendedora social Viviane Duarte; segunda hora: sessão de exercícios práticos);
Local: Faculdade Cásper Líbero – Avenida Paulista, 900, Bela Vista (Sala 3.08 – 3º andar)

Compartilhe:

Por: Change.org (Oficial)

O maior portal de petições online do Brasil. São 280 milhões de pessoas fazendo a diferença em 196 países e 19 milhões só no Brasil. Instagram: https://www.instagram.com/changeorg_br/

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Change.org Brasil da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1
Bolsonaro deixa o PSL para fundar um novo partido político
O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta terça-feira, 12, que vai deixar o Partido Social Liberal (PSL) após quase dois anos …
2
Entenda a crise política na Bolívia em 8 minutos
Após 13 anos no poder, o presidente boliviano Evo Morales renunciou ao cargo no último domingo, 10, em meio a …
3
DPVAT e INSS: os impactos das medidas de Bolsonaro para a população
O presidente Jair Bolsonaro assinou duas medidas provisórias (MPs) que prometem mudar a vida dos brasileiros. O anúncio foi feito …
4
O retrato da violência doméstica no Brasil
Cerca de 13 mulheres são assassinadas todos os dias no Brasil.  Em uma conta rápida, isso significa 4.750 mortes por …
5
O ambicioso plano de Paulo Guedes para a economia do Brasil
“Transformar o Estado Brasileiro” é o que pretende o ministro da Economia, Paulo Guedes, com o pacote de ações que …
6
O que acontecerá com Lula e outros presos após a decisão do STF?
Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu mudar o entendimento sobre a prisão de condenados em …
7
03:52
No Brasil, 13,5 milhões de pessoas vivem na pobreza extrema
Dados da última edição da Síntese de Indicadores Sociais do IBGE, que analisa a qualidade de vida da população, mostra …
8
03:58
Por que o câncer do prefeito de SP está cada vez mais comum ?
Diagnosticado com um tumor no sistema digestivo, aos 39 anos, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), apresenta um …