Workshop sobre técnicas vocais com o artista italiano Matteo Belli

divulgação
Matteo Belli

O Istituto Italiano di Cultura organiza workshop sobre técnicas vocais para teatro com artista italiano Matteo Belli, nesta segunda-feira, 8, no teatro TUSP.

Matteo Belli, mímico fantasista, autor, diretor de teatro e cinema, intérprete, autor e ator cômico italiano, volta ao Brasil para participar do Festival Internacional de Londrina(Filo) e antes passa por São Paulo para ministrar o workshop.

“A partitura prosódica, o texto do ator: uma hipótese metodológica de escrita e interpretação” será o tema, focando seu trabalho de pesquisa e desenvolvimento de técnicas vocais para teatro, ministrado com teoria e exercícios práticos.

Matteo Belli
Matteo Belli é graduado pela Universidade de Bolonha, cidade onde reside, e é diretor artístico do “Centro Teatral per l’Oralità”.  Em 1986, após anos de estudos clássicos e musicais, realizou um longa metragem em Super 8 intitulado “Sceneggiatura per un sogno”. Em 1989, iniciou a carreira de ator, trabalhando em teatro mino-fantasista. Realizou mais de 30 espetáculos como autor e intérprete e dirigiu quatro espetáculos.

Em 1992, como professor, desenvolveu cursos e seminários de propedêutica teatral. Participou também de vários trabalhos para TV. Como autor e ator cômico obteve vários prêmios, como o 2º lugar nos concurso “Premio Carlo Dapporto” (1996); 1º lugar no “Festival Culinária Risinterra” e o prêmio da crítica no “Premio Ugo Tognazzi Città Cremona” (1997); o primeiro prêmio no festival “La sera del dì di festa” desenvolvido em Trieste, com o espetáculo “Concerto giullaresco” com Alfio Antico e Alberto Canepa(1997).

Desde 1997, trabalha com a Associação Cultural Ca’ Rossa, da qual é um dos fundadores e já foi presidente. Em 2001, fundou, junto aos colaboradores da Associação Cultural Ca’Rossa, o “Centro Teatrale per Oralità”, do qual é o diretor artístico.

Por Redação