11 maneiras de usar bicarbonato de sódio como produto de limpeza

Produto vai da lavanderia ao banheiro

Por: Redação | Comunicar erro

Barato e ecologicamente correto, o bicarbonato de sódio é um bactericida muito eficaz contra odores e manchas e pode fazer milagres na limpeza das suas roupas e da sua casa. Conheça algumas utilidades desse produto ecoeficiente e faça um teste.

Rejuntes

Istock/slobo

Para limpar rejuntes, faça uma mistura de bicarbonato com água oxigenada e escove a sujeira. Essa mistura deixará tudo bem branquinho.

Lavar roupas

Adicione meia xícara de bicarbonato de sódio na lavagem para deixar suas peças mais limpas e desinfetadas. Já para tirar odores das suas roupas, deixe as de molho por uma noite em um balde. Para cada 4 litros de água, use um copo do produto.

Clarear tecidos

Tire o tom amarelado de panos de prato, roupas de cama e peças de algodão fervendo esses tecidos em uma solução com água e bicabornato. Para cada litro de água, acrescente três colheres de sopa do produto e uma colher de sal.

Manchas na parede

Tem alguma parede suja com rabiscos de crianças? Experimente colocar bicarbonato em uma esponja úmida e esfregar delicadamente a parede. Em seguida, limpe com um pano seco e pronto!

Limpeza de superfícies

Crédito: ShutterstockBicarbonato pode ser um bom removedor de gordura

Polvilhe bicarbonato de sódio em uma esponja úmida e esfregue levemente banheiras, azulejos, bancadas e pias. Enxágue bem e seque. Para maior poder de limpeza, faça uma pasta de bicarbonato de sódio, sal e sabão líquido e deixe agir por 5 minutos.

Gordura

Para limpar a gordura do fogão, use a mistura de três partes de bicarbonato com uma de água.

Assadeiras

Para deixar panelas e assadeiras brilhando. Nem precisa esfregar: é só cobrir a região queimada com o bicarbonato, umedecer com água e deixar agir por duas horas. A mancha sai sem esforço.

Polir prata

Use uma pasta feita de 3 partes de bicarbonato de sódio e 1 parte de água. Esfregue a prata com um pano limpo ou esponja. Enxágue bem e seque para polimento.

Limpeza do forno

Com partes iguais de água e de bicarbonato de sódio, crie uma pasta e espalhe-a por todo o interior do forno. Deixe a solução agindo de um dia para o outro, depois esfregue com uma esponja e retire com um pano úmido.

Cortinas de banheiro

Contra a sujeira e o bolor, basta espalhar um pouco de bicarbonato de sódio sobre as mesmas e lavar em seguida.

Contra odores

Espalhar o bicarbonato em latas de lixo ou na caixa de areia dos gatos contribui para diminuir o mau cheiro.

Compartilhe:

1 / 8
1
01:41
As camisas dos verdadeiros campeões
Você está vendo essa criança com camisa de futebol? Essa não é uma camisa comum, na realidade ela é uma …
2
01:47
Mestres da Criatividade: Grafites atropelam a intolerância
Um movimento de arte em favor do amor e contra a intolerância surgiu nas ruas de Berlim: Paint Back, promovido …
3
01:39
Mestres da Criatividade: doação de alimentos sem sair de casa
Mais de 7 milhões de pessoas têm algum tipo de dificuldade para comprar alimentos. Pensando em reduzir esse desigualdade, a …
4
02:11
Drones do bem: tecnologia que salva vidas
Você já conhece os drones, pequenas aeronaves não tripuladas controladas remotamente, certo? O objetivo inicial desses dispositivos era militar, permitindo que …
5
02:07
Mestres da Criatividade: o chuveiro que vai mudar a sua vida
O chuveiro Showeair possui uma bomba que o reabastece com a água já utilizada, e ela se derrama de novo …
6
01:29
O copo de batata que revoluciona a gastronomia
A empresa britânica Biome Bioplastics desenvolveu um copo de café feito de fontes naturais e renováveis, como fécula de batata …
7
06:50
Leonardo da Vinci: muito além da imaginação
Leonardo da Vinci morreu há 500 anos, deixando um legado gigantesco de conhecimento, arte e pesquisas. O autor da "Monalisa" e …
8
01:37
Drive-thru de torresmo é sucesso em Londrina
Dois amigos tiveram uma ideia genial que acabou fazendo sucesso na cidade de Londrina, no interior do Paraná. Mario Aparecido …