5 aplicativos que transformam seu celular em um scanner

Por: Redação | Comunicar erro

Scanner é um daqueles aparelhos que fazem falta em casa de vez em quando. Não só na hora que você precisa digitalizar um documento e enviá-lo por e-mail, mas também quando alguém lhe pede para compartilhar as anotações de um caderno ou quando vem a ideia de ter os arquivos digitais das fotos antigas que você tem em casa. Afinal, a câmera do celular sozinha não é muito eficiente na hora de deixar textos legíveis e imagens nítidas e sem reflexo…

O aplicativo Tiny Scanner é uma das opções para digitalizar textos e fotos

Por isso, selecionamos aplicativos gratuitos (ou que têm versões gratuitas) para transformar o seu smartphone em um scanner de bolso, e captar textos e imagens com eficiência em qualquer lugar, a qualquer hora. Confira:

Tiny Scanner

Ao tirar a foto de um documento, a ferramenta detecta as bordas da página e já corta a imagem corretamente. Há cinco níveis de contraste, e tem como definir o tamanho do arquivo em PDF para padrões como carta, legal e A4. Além de todas essas funções, você também pode adicionar uma senha para proteger os seus arquivos.

Android | iOS

CamScanner

Como o Tiny Scanner, o app deixa o usuário colocar uma senha nos seus documentos, faz corte inteligente e regula o contraste para as digitalizações fiquem nítidas. Também é possível enviar arquivos diretamente para impressoras, ou até mesmo mandá-los por fax (sim, fax!).

Android | iOS

Genius Scan

Além de digitalizar documentos e fotos, o aplicativo funciona bem com anotações por escrito – o que pode ser muito útil para estudantes que precisam registrar o que está no quadro branco, por exemplo. Depois, dá para exportar os documentos para Evernote, Dropbox, Facebook, Google Drive, One Drive, Twitter e outros sites.

Android | iOS

Clear Scanner

O app funciona bem com documentos por escrito, e permite editar a digitalização após salvá-la. Dá para adicionar, apagar e reordenar páginas de um arquivo, e depois enviar para uma impressora ou para nuvens como Dropbox, OneDrive, SkyDrive, Google Drive e Evernote.

Android | iOS

PhotoScan do Google Fotos

Especializada em fotografias, a ferramenta capta imagens com a câmera do celular sem deixar aquele aspecto de “foto de uma foto”. Ela ajuda a deixar a digitalização sem reflexo, faz corte automático, deixa as bordas retas, com correção da perspectiva, e tem rotação inteligente. Uma opção bem bacana para quem tão tem um scanner e quer a versão digital de fotos antigas.

Android | iOS

Compartilhe:

1 / 8
1
09:00
Dim Brinquedim e a arte do brincar
O artista cearense Antonio Jader Pereira dos Santos, também conhecido como "Dim Brinquedim", é o fundador do Museu Brinquedim em …
2
05:46
Criatividade e talento na dança de Deborah Colker
A renomada coreógrafa brasileira Deborah Colker está com sua nova apresentação "Cão sem plumas" rodando mundo a fora. Nossa equipe foi …
3
09:08
A magia dos arranjos musicais
O compositor e multi-instrumentista Antonio Loureiro é entrevistado pelo jornalista Gilberto Dimenstein neste novo vídeo da série Mestres da Criatividade. A …
4
05:33
Chega de embalagens: preservando o meio ambiente
Já pensou entrar em um supermercado em que os produtos são todos vendidos a granel, sem embalagens? Você leva o …
5
02:35
Criatividade e Solidariedade: transformando a dor em beleza.
A vida do garoto Angelo Henry, morto em 2014, inspirou uma linda história de solidariedade que ressoará na vida de …
6
01:17
A mãe que reescreveu a história da sua filha
O que uma mãe não faz por seus filhos? A Alessandra, mãe da Naná, notou que às vezes havia uma certa …
7
02:47
Não existe nada por acaso
Um dos melhores intérpretes da MPB, Simoninha doou o seu talento à Orquestra Sinfônica Heliópolis em um show no Masp …
8
04:36
Brasileira cria aplicativo que promove a inclusão
"Brainy Mouse" é o nome do aplicativo que une criatividade, inclusão e tecnologia. Criado pela brasileira Ana Sarrizo esse jogo carrega …