EM ALTA

Aplicativo desvenda linguagem dos gatos e traduz miados

App seria capaz de identificar se o gatinho está está com fome ou se está feliz, por exemplo

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Qual gateiro nunca se perguntou por que seu gatinho está miando sem parar e ficou sem resposta? Sabendo que gatos usam quase que exclusivamente o miado para se comunicar com os humanos, um ex-engenheiro da Amazon desenvolveu um aplicativo que promete desvendar e traduzir essa linguagem dos felinos.

O MeowTalk, que está disponível nos sistemas iOS e Android, supostamente é capaz de identificar nove intenções gerais dos gatos através da análise dos sons felinos. É possível saber, por exemplo, se eles estão com fome, se estão felizes ou com dor.

gato miando

Porém, cada bichano tem desejos específicos e vocalizações únicas, por isso os usuários podem ajustar o aplicativo e criar mensagens personalizadas para a tradução, que vão além das nove intenções gerais sugeridas pelo app.

O desenvolvedor Javier Sanchez é quem está por trás dessa invenção. Ele também esteve envolvido na criação da assistente virtual Alexa e usou sua experiência nesse aplicativo para desenvolver a ferramenta pra os gateiros.

Por enquanto o app funciona apenas em inglês, mas a equipe planeja lançar atualizações em outros idiomas.

Apesar da ideia interessante, alguns usuários que avaliaram a ferramenta apontam algumas falhas na tradução. Em todo caso, vale experimentar para ver se funciona.