As 11 bikes mais descoladas do mundo

O livro "Velo: second gear" reuniu os designers que estão na vanguarda da engenharia de magrelas

Os avanços tecnológicos têm permitido que os designers  pensem em qualquer coisa na hora de projetar uma bicicleta. A cada dia surgem novas bikes feitas com materiais como madeira, bambu, fibra de carbono e até mesmo de papelão. Nunca antes houve uma variedade tão grande de opções de quadros inovadores com componentes tão leves.

E as melhores magrelas da nova geração foram catalogadas em “Velo: Second Gear“, um novo livro que reúne uma coleção de perfis dos fabricantes que estão na vanguarda da engenharia de bikes. Confira a seguir os 11 modelos que, segundo o livro, são os mais cool do ramo.

Z BIKE, SKEPPSCHULT – A marca Skeppshult desenvolve bicicletas na Suécia desde 1911. A Z Bike foi desenvolvida em parceria com o designer industrial Björn Dahlström. O resultado é uma bicicleta elegante, alta e com um quadro inovador.

36 VOLT, ELECTROLYTE – A 36 Volt destaca-se por apresentar um quadro leve e manufaturado. O ciclista pode optar por alumínio ou uma combinação entre titânio e carbono. A bike possui um motor de 36 volts que é discreto e se encaixa facilmente no quadro. Quando não está ativado, a bike possui tração simples.

764, PELAGRO – A aerodinâmica 764 foi desenvolvida por Peter Laibacher, da marca alemã Pelagro. A bicicleta foi inspirada nos chassi Trelli das motos Ducatti.

BOUGH BIKE, JAN GUNNEWEG – O designer holandês Jan Gunneweg esculpiu a bicicleta em madeira. Agora, ele planeja uma série inteira de bicicletas em madeira, todas com custo baixo.

BROOKLYNESS, UNIVERSAL BIKE – A Broooklyness foi desenvolvida pela Universal Bike e o design assinado por Manuel Saez. O quadro permite que o piloto ajuste o banco, podendo ficar em uma posição mais agressiva ou relaxada. O bagageiro da frente é removível.

CARGOBIKE, ELIAN CYCLES – Essa é uma das bikes de carga mais elegantes já construídas, combinando design e funcionalidade.

ELECTRONIC BIKE, HADI TEHERANI – O arquiteto alemão Hadi Teherani desenvolveu uma bateria que acumula energia em uma pequena bolsa no guidão, que comporta um velocímetro e um iPhone. As conexões entre a bateria e o motor, no cubo dianteiro, são minimalistas.

LA BORIOSA, BIASCAGNE CICLI – Desenvolvida na Itália, a La Boriosa é uma bicicleta de tração simples ou fixa e apresenta detalhes de solda e componentes vintage. Um visual que remete à época de ouro do ciclismo.

SHAPE FIELD BIKE, SHAPE FIELD OFFICE – A bicicleta foi desenvolvida pelo estúdio Shape Field Office, de São Francisco, em parceria com Nicholas Riddle, da California College of the Arts. Ela apresenta detalhes minimalistas nos cabos, tubos e no bagageiro, que é removível.

THONET BENTWOOD CONCEPT, ANDY MARTIN STUDIO – A bike de estrada limitada, tem quadro de madeira e rodas de carbono. Ela pode ser sua por US$ 70 mil dólares.

X-9 NIGHTWALK, BRANO MERES – Construída na Eslováquia, foi utilizado jato de água para cortar seus painéis em formato de favo de mel, que depois foram laminados com fibra de carbono.

Por Redação