Cinema a La Carte disponibiliza acervo de 7 mil filmes

Por: Redação | Comunicar erro
Godard / Reprodução
Godard, Truffaut e a Nouvelle Vague estão contemplados pelo programa.

A Diretoria de Audiovisual (Dimas) oferece ao público, a partir quinta-feira, dia 26, um “cardápio” de filmes, no café da Sala Walter da Silveira. O local ganha uma TV com um fone de ouvido, através da qual é possível conferir alguns “aperitivos” que fazem parte da lista de quase 7 mil obras audiovisuais, a maioria de autores baianos, arquivadas na instituição. O acesso é Catraca Livre.

O Núcleo de Memória da Dimas fica no subsolo da Biblioteca Pública dos Barris, com entrada pela Galeria Pierre Verger. Além de filmes e vídeos em DVD e Blu-Ray, centenas de livros sobre audiovisual, catálogos de festivais e mostras, estão à disposição do público.

Para divulgar o acervo para ampliar o acesso do público, o projeto Cinema a La Carte apresenta quatro programas de curtas-metragens, que vão da Nouvelle Vague francesa ao cinema transgressor brasileiro entre as décadas de 1960 e 1980, passando por Jacques Tati e a tradição documental brasileira.

O Programa “Cine-transgressões” retoma os movimentos alternativos no País, do underground ao cinema marginal. Já o Programa “Cidades e Utopias” oferece um olhar sobre a construção de um novo espaço urbano e as promessas do “Brasil moderno”. “Em torno da Nouvelle Vague” traz um programa de curtas dos principais cineastas do período, Godard, Rohmer e Jacques Rivette, além da dissidência, Maurice Pialat sobretudo. Por fim, o Programa “Curta Jacques Tati” homenageia um dos gênios da comédia.

Compartilhe:

1 / 8
1
01:37
Drive-thru de torresmo é sucesso em Londrina
Dois amigos tiveram uma ideia genial que acabou fazendo sucesso na cidade de Londrina, no interior do Paraná. Mario Aparecido …
2
01:47
Mestres da Criatividade: conheça o tênis feito de chiclete
A empresa Explicit Wear inventou os tênis que são feitos de chiclete reciclado. Os calçados são feitos de Gum-tec, tipo …
3
05:23
Greta: a menina que está sacudindo o planeta
O que você pode fazer para mudar o processo de aquecimento global no planeta? A adolescente Greta Thunberg prometeu e decidiu …
4
06:43
Arte para se tocar: Narcélio Grud na Choque Cultural
A Galeria Choque Cultural exibe a exposição DHAMMA do artista cearense Narcélio Grud, trazendo a São Paulo suas divertidas e …
5
02:49
A espetacular gênia da pintura corporal
Você já ouviu falar em pintura corporal ou body painting? Mirjana Milosevic, ou KIKA como ela é conhecida, é uma artista …
6
01:30
Facilite Sua Vida: Cozinha limpa em 5 minutos
O Facilite Sua Vida tem duas dicas para você limpar a cozinha rapidinho e sem estresse.
7
03:33
Facilite Sua Vida: dicas para quem mora sozinha
Facilite Sua Vida, novo programa da Catraca Livre, se propõe a apresentar soluções aos vários probleminhas com que nos deparamos …
8
01:01
4 exercícios para fazer no trabalho e dar tchau ao sedentarismo
O Facilite sua vida, programa da Catraca Livre sobre dicas para o dia a dia, te ensina uma sequência rápida …