Aprenda como fazer decoração de quarto de maneira fácil e barata

Confira ainda dicas de pintura de parede para ampliar ou reduzir seu dormitório

Por: Redação | Comunicar erro

Vivendo há muito tempo na mesma casa ou após uma mudança, o desejo de mudar o visual e colocar nossa identidade no ambiente é inevitável. Por isso, conhecer dicas fáceis e baratas de como fazer decoração de quarto é uma bela alternativa para deixar o cantinho do descanso bem confortável e com a sua cara.

Decorar um espaço não é algo tão rápido de ser feito, pois o mais interessante desse processo é combinar seus itens decorativos preferidos adquiridos ao longo da vida com móveis e paredes que, quando juntos, refletem sua personalidade. Quer saber como arrasar nessa tarefa? Então, fica de olho!

Paredes

O primeiro passo é entender o tamanho do espaço a ser decorado, para melhor aproveitar o que seu quarto oferece. Nessa lógica, as cores, texturas e estampas escolhidas para pintar as paredes do ambiente têm função crucial.

Para começar, existem algumas regrinhas na hora de escolher quais paredes pintar e como para criar a ilusão de ampliação ou redução do seu dormitório. Confira:

  • Ampliar

– Para deixar o ambiente maior de maneira geral, aposte em paredes e teto claros em contraste com o chão escuro;

– Use paredes escuras com teto e piso claros para alongar o dormitório;

– Para criar a sensação de um pé direito mais alto, pinte o chão, a pare do fundo e o teto também com cores claras, deixando as laterais escuras.

Decoração de quarto
Crédito: iStock | katarzynabialasiewiczDecoração de quarto com paredes escuras
Decoração de quarto
Crédito: iStock | katarzynabialasiewiczDecoração de quarto com paredes escuras
Decoração de quarto
Crédito: iStock | katarzynabialasiewiczDecoração de quarto com paredes escuras
  • Reduzir

– Colorir a parede do fundo com um tom escuro em contraste com as outras faces claras diminui a profundidade do ambiente;

– Se o pé direito do quarto for muito alto, abuse das cores escuras para “trazê-lo para baixo”. Quer experimentar um efeito de túnel? Deixe as paredes laterais escurecidas para seu quarto ficará mais estreito;

Caso você não consiga visualizar os diferentes efeitos que podem ser criados na pintura de parede, confira o tutorial do canal Viva Decora:

Mais do que você imagina, pintar as paredes pode ser uma tarefa muito divertida e inspiradora na hora de pensar como fazer decoração de quarto.

Isso, porque existem milhares de possibilidades de cores e estampas que deixarão seu espaço super estiloso e exclusivo.

Não é novidade para ninguém que papéis de parede são uma ótima ideia nesse quesito, porém, para quem quer economizar, é possível criar padrões de desenhos usando materiais comuns da sua casa.

Fitas adesivas, por exemplo, são usadas na construção de linhas e formas geométricas que dão uma cara bem moderna e descontraída ao dormitório.

Paola Cipriano, do canal Casa de Verdade, mostra como planejar traços e cores sem quebrar a cabeça:

Além dos geométricos, existem outras infinidades de padrões que usados em ilustrações de paredes de casas.

Em um vídeo do canal Ideias Incríveis, você aprende a fazer desenhos de bolinhas com papel filme, listras com seringas de injeção, texturas com escovas de limpeza, camiseta e saco plástico, estampas de tigre, girafa e zebra com fitas isolantes, além de mais uma série de outros modelos inspiradores.

Quadros e luminárias

Pintadas as paredes, chega a hora de preenchê-las com porta-retratos, quadros e fotografias que você já tem em casa.

Se não houver muitos itens a pendurar, não se preocupe! Você pode investir em pôsteres de filmes, recortes de revistas e fotos queridas para deixar seu cantinho com a sua cara.

Caso não queira ou não possa fazer muitos furos na parede, aposte em quadros grandes de cortiça ou metal que possibilitam grudar as imagens com imãs, percevejos ou pregadores.

Varais de fotos também são uma bela alternativa para você que não consegue viver muito tempo com a mesma decoração. Com eles, é possível fazer um rodízio entre as fotografias penduras, que são trocadas sempre que quiser.

Decoração de quarto
Crédito: iStock | jazzirtVaral de fotos para decoração de quarto
Decoração de quarto
Crédito: iStock | supersizerVaral de fotos para decoração de quarto

Uma ótima ideia é colocar seus quadros e porta retratos encostados em prateleiras, escrivaninhas ou mesas de canto, combinados com outros itens de decoração.

Livros, bonecos, souvenirs de viagens, espelhos, caixas de maquiagens e vasinhos de plantas são excelentes opções para completar os cantinhos vazios do quarto.

Outra dica é apostar em alturas diferentes entre os objetos expostos no dormitório. Por exemplo: peças menores podem ser arrumadas sobre caixas organizadoras ou pilhas mais altas de livros. Em contraste, luminárias de mesa, velas, potes ou garrafas de vidro equilibram o disposição no espaço.

Decoração de quarto
Crédito: iStock | naphat jorjeeObjetos de decoração de quarto
Decoração de quarto
Crédito: iStock | undefined undefinedObjetos de decoração de quarto

Não se desespere em gastar fortunas buscando itens decorativos! Lojas de antiguidades e de 1,99 são paraísos para encontrar peças incríveis para seu dormitório, que ainda podem ser customizadas como você quiser.

Nessa hora, vale deixar a imaginação correr solta. Organize, pare, observe de longe e mude o que não agradar seu olhar. Aprender como fazer decoração de quarto vai além de regras pré-estabelecidas e depende muito do seu gosto pessoal.

Decoração de quarto
Crédito: iStock | gladiathorDecoração de quarto inspirada na cor amarela

Cama

Decorar é um processo lento, mas que pode ser iniciado aos poucos, com, por exemplo, os elementos que compõem a sua cama.

Se seu quarto for discreto, comece apostando em almofadas coloridas, com fronhas estampadas, ou lençóis, mantas, coxas e edredons em tons vivos e alegres.

Decoração de quarto
Crédito: iStock | katarzynabialasiewiczDecoração de quarto com caixotes de madeira
Decoração de quarto
Crédito: iStock | katarzynabialasiewiczDecoração de quarto com cama recheada de estampas

Na hora de comprar sua roupa de cama, pense em cores versáteis, que formam um maior número de combinações entre as almofadas e objetos de pelúcia.

Se você gosta de colocar a mão na massa, que tal customizar as fronhas que já tem em casa? Em um tutorial, a blogueira Nina Braz mostra como fabricar suas próprias almofadas em casa e sem costuras. Olha só:

Tapete e cortinas

Enquanto isso, o tapete é o tipo de peça indispensável no quarto. Afinal, quem não gosta de acordar e pisar em um chão quentinho?

Assim como no caso das roupas de cama, o item pode servir como ponto de partida à decoração do espaço. Invista no modelo e tecido que mais agradar, mas sem desconsiderar seu formato, tamanho e estampa.

Ter um tapete com desenhos é uma ótima alternativa a quem gosta de decorações mais divertidas, mas sem exageros. Enquanto suas paredes e móveis são mantidos em um clima neutro, a peça é usada como ponto de luz no ambiente, por exemplo.

Decoração de quarto
Crédito: iStock | katarzynabialasiewiczTapetes fazem toda a diferença na decoração de quarto
Decoração de quarto
Crédito: iStock | katarzynabialasiewiczTapetes fazem toda a diferença na decoração de quarto
Decoração de quarto
Crédito: iStock | katarzynabialasiewiczTapetes fazem toda a diferença na decoração de quarto

O mesmo serve para as cortinas! Como costumam ser mais caras, o ideal é investir em modelos e cores versáteis, para você não se perder em uma bagunça de estampas no seu quarto.

Como a peça ocupa boa parte do espaço visualmente, pense bem antes de adquirir um modelo extravagante demais, pois você pode “enjoar” em pouco tempo, o que não será saudável para seu bolso.

Se não quiser trocar as cortinas que já tem, mas mesmo assim desejar um novo visual para elas, aposte em móbiles e cordões de lâmpadas, que com certeza trarão novos ares ao quarto.


Compartilhe:

1 / 8
1
01:39
Mestres da Criatividade: doação de alimentos sem sair de casa
Mais de 7 milhões de pessoas têm algum tipo de dificuldade para comprar alimentos. Pensando em reduzir esse desigualdade, a …
2
02:11
Drones do bem: tecnologia que salva vidas
Você já conhece os drones, pequenas aeronaves não tripuladas controladas remotamente, certo? O objetivo inicial desses dispositivos era militar, permitindo que …
3
02:07
Mestres da Criatividade: o chuveiro que vai mudar a sua vida
O chuveiro Showeair possui uma bomba que o reabastece com a água já utilizada, e ela se derrama de novo …
4
01:29
O copo de batata que revoluciona a gastronomia
A empresa britânica Biome Bioplastics desenvolveu um copo de café feito de fontes naturais e renováveis, como fécula de batata …
5
06:50
Leonardo da Vinci: muito além da imaginação
Leonardo da Vinci morreu há 500 anos, deixando um legado gigantesco de conhecimento, arte e pesquisas. O autor da "Monalisa" e …
6
01:37
Drive-thru de torresmo é sucesso em Londrina
Dois amigos tiveram uma ideia genial que acabou fazendo sucesso na cidade de Londrina, no interior do Paraná. Mario Aparecido …
7
01:47
Mestres da Criatividade: conheça o tênis feito de chiclete
A empresa Explicit Wear inventou os tênis que são feitos de chiclete reciclado. Os calçados são feitos de Gum-tec, tipo …
8
05:23
Greta: a menina que está sacudindo o planeta
O que você pode fazer para mudar o processo de aquecimento global no planeta? A adolescente Greta Thunberg prometeu e decidiu …