Últimas notícias:

Loading...

Como fazer produtos de limpeza para economizar no seu bolso

Dicas para manter sua casa sempre limpinha e cheirosa!

Por: Redação
produtos de limpeza fazer em casa
Crédito: Reprodução/ljubaphoto/iStockDicas de produtos de limpeza para fazer em casa

Manter a casa sempre limpinha e cheirosa não é tarefa fácil. E quando você se depara com uma prateleira de produtos de limpeza caríssimos nos supermercados? Tudo fico ainda mais difícil, não é mesmo?!

O que algumas pessoas não sabem é que pode-se criar detergentes, desinfetantes e limpadores com ingredientes que você tem em casa! Além de ecologicamente correto, o produto não pesa no seu bolso.

Mas quais são as orientações destas receitas? A Catraca Livre montou uma lista completa de opções mais econômicas e eficazes de como fazer produtos de limpeza em casa. Mas já adiantamos um detalhe: o limão é a alma do negócio, galera! Junte as moedinhas na próxima compra e capriche na quantidade da fruta, pois você poderá utilizá-la de diversas formas. Confira!

produtos de limpeza utensílios casa
Crédito: Reprodução/gilaxia/iStockProdutos de limpeza que podem ser encontrados em outros utensílios de sua casa

1) Amaciante de roupas
Misture 5 litros de água com 4 colheres de glicerina, 1 sabonete ralado e 2 colheres de sopa de Leite de Rosas. Depois, é preciso ferver primeiramente apenas 1 litro de água com o sabonete até dissolver. Os outros 4 litros têm de ser de água fria, junto com a glicerina e o Leite de Rosas. Mexa bem até misturar.

2) Sabão líquido para louças

Misture 2 litros de água com 1 sabão caseiro ralado, 1 colher de óleo de rícino e 1 colher de açúcar. Depois, é só ferver todos os ingredientes até dissolver.

3) Desinfetante para banheiro

Para isso, você precisa misturar 1 litro de álcool 70º com 4 litros de água e 1 sabão caseiro. Para melhor resultado, deixe descansar por dois dias folhas de eucalipto em água. Depois, ferva 1 litro de água com o sabão ralado, até dissolver, junte a água e a essência de eucalipto e engarrafe.

4) Desodorizador de ambientes
Sabe aquele cheirinho refrescante que você sente quando entra em um ambiente limpo recentemente? Temos o segredo aqui: junte uma solução de ervas com vinagre ou suco de limão. Além de deixar o local cheiroso, a mistura diminui as doenças respiratórias e alergias.

5) Limpador de tapetes e carpetes 
Misture duas partes de fubá com uma parte de bórax. Pulverize, deixe descansar por uma hora e aspire.

6) Limpador de vidros
Essa é muito simples! Misture 3 colheres de vinagre em 11 litros de água quente e pronto! Entretanto, o produto pode não ser muito eficaz se o vidro estiver extremamente sujo. Neste caso, é necessário que limpe a superfície antes com água e sabão e seque com jornal.

O PODER DO LIMÃO

limão sal manchas
Crédito: Reprodução/Professor25/iStockLimão e sal: combinação perfeita para tirar manchas

Já ouviu aquele velho e conhecido ditado: “se a vida te der um limão, faça uma limonada”? Pois é. A frase pode ter outro sentido quando pensamos na fruta como um aliado na limpeza e das suas despesas. Veja algumas dicas de como utilizar o limão na higienização da sua casa:

  • Toalhas branquinhas

Para isso, basta deixar as toalhas de molho em uma mistura de suco de limão e bicarbonato de sódio durante meia hora antes de lavar.

  • Tirar manchas do mármore

Corte um limão ao meio, coloque sal de cozinha e esfregue bem na pia de mármore, depois enxágue. Faça isso em último caso, porque o ácido do limão pode danificar a pedra.

  • Limpar as portas do box do banheiro

Basta cortar um limão ao meio e esfregá-lo sobre as portas de vidro para remover as manchas. Se preferir, você também pode espremer o suco de limão diretamente em uma esponja e, em seguida, esfregar a superfície.

  •  Desinfetar e limpar a máquina de lavar louça

A sua máquina de lavar louça tem exalado cheiro? O suco de limão pode cuidar disso.  Adicione uma xícara de suco de limão dentro do reservatório de detergente da máquina e execute o ciclo de lavagem. Uma vez terminado, a sua máquina não será apenas desodorizada, mas estará limpa também!

  •  Tábuas de cortar

Corte um limão a meio e esfregue uma dessas metades em toda a extensão da tábua, deixe repousar durante 20 minutos e depois enxágue.

  •  Tirar mofo das roupas

Faça uma pasta de suco de limão com sal, esfregar no local mofado e depois deixe secar no sol. Se a mancha persistir, repita o processo até desaparecer totalmente.

Confira mais dicas abaixo:

Compartilhe: