Conheça a biblioteca de utensílios de cozinha em que você pega emprestado o que estiver precisando, faz sua comida e devolve

É assim que funciona o Kitchen Share, projeto criado nos EUA que tem como conceito base a “economia do compartilhamento”; entenda o que é

Por: Redação | Comunicar erro

Em algum lugar no fundo do seu armário da cozinha, há provavelmente um descascador de ovos cozidos juntando poeira. Ou uma máquina de macarrão que você usa no máximo uma vez por ano. Ou um triturador de sementes que você ganhou de presente e nunca usou.

reprodução huffpost
Crédito: Getty Images/Flickr RFHá sempre alguém que adoraria usar aquele descascador de ovos cozidos que está acumulando poeira no fundo do seu armário. Esse é o princípio básico do Kitchen Share.

E, em algum outro lugar, há uma pessoa ansiosa para descascar ovos, fazer macarrão ou triturar sementes, mas que não gostaria de gastar dinheiro para ter esses aparelhos. Dar o devido uso a esses utensílios é o objetivo do Kitchen Share, uma rede colaborativa criada em Portland, nos Estados Unidos, com o objetivo de ser uma espécie de “biblioteca” de utensílios de cozinha.

O conceito que a rede usa é o de “economia de compartilhamento”, em que vizinhos ou desconhecidos trocam e emprestam bens ou serviços para poupar dinheiro e reduzir os seus níveis de consumo individual.

A biblioteca funciona em dois espaços físicos espalhados pela cidade. A maioria dos aparelhos vêm de doações e é possível encontrar desde espremedores de frutas até processadores de alimentos.

Compartilhar é o que há

Por enquanto, não há no Brasil um espaço do tipo, mas a economia do compartilhamento já começa a se difundir entre os brasileiros. Um exemplo é o “Lava em Casa” , projeto em que pessoas que têm lavanderias em suas casas podem compartilhá-las com pessoas que não têm. A ideia do projeto é que estudantes, pessoas que alugam quartos e interessados em geral possam ter uma forma de lavar suas roupas sem terem que recorrer a lavanderias comerciais ou à casa dos pais (leia mais no box ao lado).

1 / 8
1
01:13
Escola na Índia aceita plástico como pagamento de mensalidade
Uma escola na Índia encontrou uma maneira de ajudar o meio ambiente. Na Akshar Foundation School os alunos pagam a mensalidade com …
2
10:18
A trajetória de Lázaro Ramos
O ator  Lázaro Ramos nos visitou aqui na Catraca para conversar sobre sua carreira: das dificuldades até o sucesso. Confira no …
3
09:00
Dim Brinquedim e a arte do brincar
O artista cearense Antonio Jader Pereira dos Santos, também conhecido como "Dim Brinquedim", é o fundador do Museu Brinquedim em …
4
05:46
Criatividade e talento na dança de Deborah Colker
A renomada coreógrafa brasileira Deborah Colker está com sua nova apresentação "Cão sem plumas" rodando mundo a fora. Nossa equipe foi …
5
09:08
A magia dos arranjos musicais
O compositor e multi-instrumentista Antonio Loureiro é entrevistado pelo jornalista Gilberto Dimenstein neste novo vídeo da série Mestres da Criatividade. A …
6
05:33
Chega de embalagens: preservando o meio ambiente
Já pensou entrar em um supermercado em que os produtos são todos vendidos a granel, sem embalagens? Você leva o …
7
02:35
Criatividade e Solidariedade: transformando a dor em beleza.
A vida do garoto Angelo Henry, morto em 2014, inspirou uma linda história de solidariedade que ressoará na vida de …
8
01:17
A mãe que reescreveu a história da sua filha
O que uma mãe não faz por seus filhos? A Alessandra, mãe da Naná, notou que às vezes havia uma certa …