Conheça a biblioteca de utensílios de cozinha em que você pega emprestado o que estiver precisando, faz sua comida e devolve

É assim que funciona o Kitchen Share, projeto criado nos EUA que tem como conceito base a “economia do compartilhamento”; entenda o que é

Por: Redação Comunicar erro

Em algum lugar no fundo do seu armário da cozinha, há provavelmente um descascador de ovos cozidos juntando poeira. Ou uma máquina de macarrão que você usa no máximo uma vez por ano. Ou um triturador de sementes que você ganhou de presente e nunca usou.

reprodução huffpost
Crédito: Getty Images/Flickr RFHá sempre alguém que adoraria usar aquele descascador de ovos cozidos que está acumulando poeira no fundo do seu armário. Esse é o princípio básico do Kitchen Share.

E, em algum outro lugar, há uma pessoa ansiosa para descascar ovos, fazer macarrão ou triturar sementes, mas que não gostaria de gastar dinheiro para ter esses aparelhos. Dar o devido uso a esses utensílios é o objetivo do Kitchen Share, uma rede colaborativa criada em Portland, nos Estados Unidos, com o objetivo de ser uma espécie de “biblioteca” de utensílios de cozinha.

O conceito que a rede usa é o de “economia de compartilhamento”, em que vizinhos ou desconhecidos trocam e emprestam bens ou serviços para poupar dinheiro e reduzir os seus níveis de consumo individual.

A biblioteca funciona em dois espaços físicos espalhados pela cidade. A maioria dos aparelhos vêm de doações e é possível encontrar desde espremedores de frutas até processadores de alimentos.

Compartilhar é o que há

Por enquanto, não há no Brasil um espaço do tipo, mas a economia do compartilhamento já começa a se difundir entre os brasileiros. Um exemplo é o “Lava em Casa” , projeto em que pessoas que têm lavanderias em suas casas podem compartilhá-las com pessoas que não têm. A ideia do projeto é que estudantes, pessoas que alugam quartos e interessados em geral possam ter uma forma de lavar suas roupas sem terem que recorrer a lavanderias comerciais ou à casa dos pais (leia mais no box ao lado).

1 / 8
1
01:02
Mexicanos e americanos brincam através de muro
A equipe do Mestres da Criatividade traz cenas inéditas de crianças de adultos, tanto do México quanto dos Estados Unidos, …
2
01:03
Dez tatuagens criativas para inspirar seu dia
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista de dez tatuagens super criativas para inspirar o seu dia! Este vídeo …
3
01:02
Conheça dez engenhocas super criativas
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista de dez engenhocas super criativas para divertir o seu dia. Este vídeo …
4
01:02
As 10 publicidades de ônibus mais criativas
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista das publicidades de ônibus mais criativas para inspirar você! Este vídeo faz …
5
01:03
Os 10 cartões de visita mais criativos
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista dos dez cartões de visita mais criativos para alegrar o seu …
6
07:51
Mestres da Criatividade: Conheça a história do tenor Jean William
A Catraca Livre convidou o excepcional tenor Jean Willliam para concerto com a Orquestra Sinfônica Heliópolis no dia 18 de …
7
01:02
As publicidades de elevador mais criativas
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista das dez propagandas de elevador mais criativas para inspirar o seu …
8
59s
Os dez prédios mais estranhos do mundo
A equipe do Mestres da Criatividade separou a uma lista dos dez prédios mais estranhos do mundo. Lugares ótimos para …