Diretor da Globo fala como emissora promove temas sociais
Evento em São Paulo reúne grandes marcas e publicitários que fazem a diferença com suas campanhas de marketing
Sérgio Valente, diretor de comunicação da Rede Globo, mostra na sexta-feira, 14, durante festival de campanhas publicitárias que mudam o mundo, como a emissora carioca promove temas sociais nas novelas e com seus atores.
Uma das iniciativas foi a campanha “Tudo Começa Pelo Respeito”, lançada em 2016 e que abordou a importância de haver uma mudança de atitude diante de determinados assuntos na sociedade, como racismo, diversidade, homofobia, respeito às mulheres e intolerância religiosa.
As mensagens dos filmes são concisas e direcionadas para cada tema. Uma delas é com o ator Lázaro Ramos, que abordou a questão do racismo (assista abaixo).
- Abertura da ‘Kizomba, a Festa da Raça’ em Diadema acontece nesta sexta
- Globo demite diretor artístico acusado de racismo
- Síndrome de Raíssa, de ‘A Fazenda’, será tema de novela da Globo
- Projetos promovem capacitação e autonomia financeira a pessoas negras
Outra ação foi a campanha Movido a Respeito, parceria da emissora e o Instituto Rodrigo Mendes. Lançada em março de 2017, o filme provocou uma reflexão sobre a inclusão de pessoas com deficiência.
Aliando tecnologia e inclusão, realizou-se um fato inédito no mundo: pela primeira vez, uma pessoa com tetraplegia, no caso Rodrigo Hübner Mendes, pilotou um carro de corrida usando comandos cerebrais.
A emissora também abordou temas como a violência contra a mulher, o meio ambiente, com a campanha Menos é Mais; a Aids, com a ação Viver Melhor e a valorização do ensino público.