“Elite da tropa 2”, de Luiz Eduardo Soares, Cláudio Ferraz, André Batista e Rodrigo Pimentel

Por: Redação

“Elite da tropa 2”, da editora Nova Fronteira, é um livro que transita entre realidade e ficção ao relatar a ameaça das milícias sob o olhar de um policial civil do Rio de Janeiro.

Nesta que é a primeira obra a tematizar a ameaça das milícias, o antropólogo Luiz Eduardo Soares e três coautores que convivem ou conviveram intimamente com a violência urbana ― o delegado titular da DRACO Cláudio Ferraz, o major André Batista (ex-BOPE) e o jornalista e ex-policial do BOPE Rodrigo Pimentel ― transformam em literatura fatos atuais e aterradores relacionados ao crime organizado no Rio de Janeiro. É uma narrativa que tem a verdade como compromisso fundamental.

Dando continuidade ao livro que, lançado em 2006, foi um grande sucesso ao exibir aos leitores detalhes da violência urbana e de seus bastidores políticos, Elite da Tropa 2 flagra a anatomia dessas máfias brasileiras, grupos criminosos formados por policiais e mantidos parcialmente com recursos do Estado.

Se no volume inicial o foco da ação estava na Polícia Militar e no BOPE (Batalhão de Operações Especiais), esta sequência acompanha o dia a dia da DRACO (Delegacia de Repressão às Ações do Crime Organizado), braço da Polícia Civil, na voz de um inspetor. A narrativa traz a público episódios desconhecidos e inacreditáveis da história política e policial do Rio de Janeiro, permitindo que o leitor compreenda por que as milícias têm uma força crescente e quais são os limites das UPPs.

Os autores lançam luz sobre o trabalho e os dilemas de quem lida com segurança pública no Brasil em uma trama ambientada em bairros nobres da capital carioca, municípios da Baixada Fluminense e até mesmo cidades nordestinas. Por meio de personagens cuidadosamente estruturados é possível conhecer as marcas da violência nas suas mais variadas formas ― explícita ou velada, física ou espiritual, objetiva ou subjetiva, coletiva ou individual.

Com uma combinação de literatura, jornalismo e denúncia, o livro de Luiz Eduardo Soares, Cláudio Ferraz, André Batista e Rodrigo Pimentel é uma obra construída em diálogo com José Padilha e os criadores do filme Tropa de elite 2. Livro e filme são autônomos, mas compartilham temáticas e fontes, referências e intenções. As duas obras tratam, acima de tudo, de justiça e lealdade em uma sociedade na qual crime e poder caminham lado a lado.

Confira um trecho do livro

Por Redação