“Laranja Mecânica” ganha edição especial de 50 anos

Romance foi imortalizado nos cinemas com a adaptação de Stanley Kubrick em 1971

Publicado pela primeira vez na Inglaterra em 1962, “Laranja Mecânica” completa seu 50º aniversário este ano. Para celebrar a data, a editora Aleph preparou uma edição especial do romance em português.

Com capa dura e impressão em duas cores (preto e laranja), o relançamento da obra-prima do escritor Anthony Burgess tem projeto gráfico assinado por Pedro Inoue, responsável por capas de álbuns de David Bowie. Traz reproduções de seis páginas do manuscrito original, uma entrevista inédita, além de artigos e ensaios do autor.

O destaque da edição comemorativa fica por conta das ilustrações inéditas de três cartunistas convidados: o inglês Dave Mackean, o argentino Oscar Grillo e o brasileiro Angeli.

Marco da ficção e da cultura pop do século 20, “Laranja Mecânica” trata de temas  como os limites das liberdades sociais e do controle social exercido pelo Estado, tão significativos hoje quanto na década de 1960. O protagonista da história é Alex, líder de uma gangue londrina que, depois de preso, passa por um tratamento com fins de inibição de seus impulsos anti-sociais.

O livro ganhou as telas dos cinemas em duas ocasiões. A primeira com  o filme “Vinyl”, dirigido por Andy Warhol em 1965, que teve o roteiro baseado no livro. A segunda, e mais conhecida, com a adaptação dirigida por Stanley Kubrick, em 1971.

Confira as ilustrações presentes na nova edição do livro à venda nas livrarias:

Por Redação