Top 10 filmes sobre gastronomia

Uma lista para curtir histórias que além de lindas, são deliciosas. Confira:

1 – A Festa de Babette (Dinamarca, 1987) – Clássico dos clássicos, é do tipo “cozinha francesa na veia”. Em meados do século XIX, a francesa Babette chega a um vilarejo na Noruega, durante a repressão à Comuna de Paris. Ela se emprega como faxineira e cozinheira na casa de duas solteironas, filhas de um rigoroso pastor e lá vive por 12 anos, até que um dia ganha na loteria e, ao invés de voltar à França, resolve preparar um jantar em comemoração ao centésimo aniversário do pastor.

2 – Julie & Julia (EUA, 2009)– Mais cozinha francesa na veia, ainda que por mãos americanas. A comédia estrelada por Meryl Streep intercala a vida da famosa chef Julia Child, formada na França, e a da jovem Julie Powell, que em meio a uma crise existencial decide testar as 524 receitas publicadas por Child.

3 – Estômago (Brasil, 2007) – Um dos melhores filmes nacionais dos últimos tempos. Comédia dramática em tom de fábula, Estômago conta as desventuras de um nordestino com talento nato para a culinária em busca de uma oportunidade na cidade grande.


4 – Como Água para Chocolate (México, 1992) – Drama que conta a história de Tita, que faz mágica entre as panelas, tranferindo seus sentimentos para aqueles que provam sua comida. Ela e Pedro são impedidos de assumir o relacionamento por conta de tradições locais, mas encontram uma forma de viverem seu amor em meio à riqueza de sabores e aromas que saem da cozinha de Tita.

5 – Ratatouille (2007, EUA) – Animação para adultos e crianças. Uma verdadeira declaração de amor à cozinha francesa e à gastronomia de uma forma geral.

6- The Lunchbox (Índia, 2013)– Delicado drama em que a entrega equivocada de uma marmita une as vidas de uma jovem e pacata dona de casa e um homem maduro e solitário.

7 – “A 100 Passos de Um Sonho” (EUA, 2014) – Uma comédia dramática para aguçar os sentidos, recheada de ótimas referências ao mundo da gastronomia. É para inspirar e abrir o apetite! Leia o post sobre o filme aqui.

8 – Sideways (EUA, 2004 )– Este é “o filme” quando o assunto é vinho. O sucesso desse drama sobre a vida de um enófilo depressivo que luta para se tornar escritor foi tanto que chegou a sacudir o mercado da bebida. Os vinhos Merlot, desprezados pelo protagonista, caíram em desgraça com os consumidores e, ao que parece, não se recuperaram até hoje.

9 – O Tempero da Vida / Um toque de canela (Turquia e Grécia, 2003) – Professor que vive na Turquia retorna à Grécia para rever o avô, um filósofo culinário que o ensina que tanto a comida quanto a vida precisam de um pouco de tempero.

10 – Simplesmente Martha (Alemanha, 2001) – Comédia dramática sobre uma chef workaholic cuja vida pessoal carece de sabor. A morte de sua irmã em um acidente e a responsabilidade sobre sua sobrinha de oito anos, porém, põem em xeque o comportamento de Martha, assim como a convivência com um extrovertido cozinheiro italiano com quem ela é obrigada a conviver. O filme é bem mais interessante do que sua versão hollywoodiana, “Sem Reservas”.

Compartilhe: