Usando fuligem, Alexandre Orion cria mural gigante de criança destruindo casas no Grajaú

A imagem permite interpretações distintas em que a criança pode estar brincando inocentemente, ou destruindo a cidade

Por: Redação | Comunicar erro

O grafiteiro Alexandre Orion, que ficou conhecido pelas caveiras pintadas na fuligem do viaduto que liga a Dr. Arnaldo à Avenida Paulista, acaba de finalizar um novo trabalho no CEU Navegantes, no Grajaú.

A imagem criada pelo artista foi chamada de “Apreensão” e mostra uma criança que parece destruir casas, mas dependendo do ponto de vista, aparenta estar apenas brincando. A ideia foi mesmo criar uma composição cruzada, mas não antagônica, da brincadeira e destruição; da inocência e inconsequência; do fazer por querer e querer fazer.

O objetivo foi despertar a reflexão para as frequentes desapropriações na região. “A intervenção é uma metáfora do humano. A gente aprende que não pode colocar o dedo na tomada, mas em compensação seguimos fazendo uma série de coisas que são extremamente danosas. É engraçado pensar nesta criança mexendo no urbanismo da cidade, realocando aquela casa”, explica Orion.

O projeto teve origem na Virada Sustentável 2014, quando o convite inicial do movimento Imargem, curador da programação do extremo sul durante o evento, foi transformado de uma fala para a intervenção mural. Para compor a intervenção, o comunicador urbano utilizou a técnica de poluição mesclada à base acrílica incolor, na qual o pigmento principal é a própria fuligem da cidade.

Imagens: Fabio Politi

Compartilhe:

1 / 8
1
09:00
Dim Brinquedim e a arte do brincar
O artista cearense Antonio Jader Pereira dos Santos, também conhecido como "Dim Brinquedim", é o fundador do Museu Brinquedim em …
2
05:46
Criatividade e talento na dança de Deborah Colker
A renomada coreógrafa brasileira Deborah Colker está com sua nova apresentação "Cão sem plumas" rodando mundo a fora. Nossa equipe foi …
3
09:08
A magia dos arranjos musicais
O compositor e multi-instrumentista Antonio Loureiro é entrevistado pelo jornalista Gilberto Dimenstein neste novo vídeo da série Mestres da Criatividade. A …
4
05:33
Chega de embalagens: preservando o meio ambiente
Já pensou entrar em um supermercado em que os produtos são todos vendidos a granel, sem embalagens? Você leva o …
5
02:35
Criatividade e Solidariedade: transformando a dor em beleza.
A vida do garoto Angelo Henry, morto em 2014, inspirou uma linda história de solidariedade que ressoará na vida de …
6
01:17
A mãe que reescreveu a história da sua filha
O que uma mãe não faz por seus filhos? A Alessandra, mãe da Naná, notou que às vezes havia uma certa …
7
02:47
Não existe nada por acaso
Um dos melhores intérpretes da MPB, Simoninha doou o seu talento à Orquestra Sinfônica Heliópolis em um show no Masp …
8
04:36
Brasileira cria aplicativo que promove a inclusão
"Brainy Mouse" é o nome do aplicativo que une criatividade, inclusão e tecnologia. Criado pela brasileira Ana Sarrizo esse jogo carrega …