Informar

10 dicas para economizar no supermercado

Dicas simples para colocar em prática na próxima ida ao supermercado

Por: Redação | Comunicar erro

O supermercado sabe direitinho como fazer os consumidores comprarem mais. É sério: as lojas usam as artimanhas mais sutis para nos levar a encher o carrinho (não é por acaso que todos aqueles chocolates e balas gostosos ficam ao lado do caixa). Mas seguindo algumas dicas, a gente consegue se livrar desses truques e também repensar os nossos próprios exageros. E, claro, economizar. Confira:

1. Consulte os preços antes. Crie o hábito de ficar de olho nas ofertas dos supermercados por onde você passa, para ter uma ideia do quanto custa cada coisa (e onde determinado produto costuma ser mais barato). Há até páginas no Facebook que divulgam encartes com promoções locais.

2. Não saia de casa sem uma lista de compras. Além de você não esquecer aquilo de que realmente precisa, também se desvia menos para compras mais supérfluas (que são as que fazem peso na conta final).

supermercado
Os mercados usam muitos truques para incitar os clientes a comprarem mais

3. Aproveite o que você já tem casa! Muitas vezes, compramos itens que acabamos nem usando. Na cozinha, fique sempre de olho nas datas de validade e organize seu armário e a sua geladeira de modo que os produtos que vencem em breve fiquem na frente, para serem usados antes.

4. Evite ir ao supermercado com fome. Estômago vazio só te deixa com vontade de comprar mais coisas de que você não precisa.

5. Em vez de definir um cardápio e procurar por ingredientes em oferta, escolha a refeição de acordo com o que está em promoção.

6. Cuidado com as promoções: aquele item com desconto pode continuar mais caro do que em outras lojas.

7. Não se esqueça de olhar as prateleiras mais altas e as mais baixas, pois é nelas que as marcas mais baratas costumam ficar. Isso acontece porque algumas empresas pagam para que seus produtos fiquem na altura dos nossos olhos.

Crédito: iStockOs produtos que ficam nas prateleiras mais altas costumam custar menos

8. Estabeleça um orçamento. Limites nos fazem agir com mais responsabilidade (e é por isso que a gente tende a gastar mais quando o salário cai na conta).

9. É legal conferir o peso do item por quilo, litro ou unidade – informação que costuma vir pequenininha na etiqueta da prateleira do mercado. Assim você consegue comparar diferentes marcas e pacotes e confere qual opção é a que mais vale a pena.

10. Procure por cupons de desconto. Alguns sites, como a Cuponeria, oferecem ofertas interessantes.

Cadastre-se aqui e fique por dentro das melhores dicas do Catraca Livre.

15 dicas para fazer os alimentos durarem mais e economizar

Compartilhe: