11 dicas para seu e-commerce impulsionar as vendas na Black Friday

Por: Silvia Melo

O período que envolve a Black Friday representa uma oportunidade única para o e-commerce nacional. Nesse momento é essencial estar preparado para chamar a atenção do cliente.  Para ajudar os empreendedores, os especialistas da Serasa Experian prepararam uma lista de dicas para que as lojas virtuais impulsionem o faturamento nesta data. Confira abaixo.

1 – Faça planejamento: identifique as necessidades da sua empresa e realize campanhas que destaquem a data e os produtos que deseja vender.

2 – Aproxime-se do consumidor: o sucesso depende da capacidade de conversar com o público-alvo, por isso é importante estimular o relacionamento com o cliente por redes sociais, e-mail marketing e outros canais, com promoções ou novidades anunciadas na sua loja.

3- Ofereça descontos reais: apesar da popularização dos saldões na Internet, as principais reclamações que envolvem a Black Friday estão relacionadas à propaganda enganosa. Cuide para que os descontos divulgados sejam reais, evitando que a imagem da marca saia arranhada.

4 – Melhore a estrutura: prepare a infraestrutura para evitar que o excesso de tráfego comprometa a experiência dos usuários, que esperam uma navegação fluida e desejam concluir seu pedido a qualquer hora do dia.

5 – Queime o estoque: a data é ótima oportunidade para queimar o estoque e renovar o catálogo para o Natal. Selecione os itens que podem receber descontos maiores e decida os que ficarão com o preço regular.

6 – Atendimento multicanal:  ter um bom relacionamento com o consumidor é essencial. Para isso, é imprescindível estar presente em diversos canais para atender o cliente da forma que ele precisar.

7 – Segmente e personalize: o cliente quer customização na hora de receber um e-mail marketing. Então jamais erre o nome dele. Além disso, cuidado para não oferecer produtos inadequados para aquele consumidor.

8 – Conecte-se às redes sociais: os botões de compartilhamento e likes podem aumentar a taxa de cliques nas ofertas enviadas por e-mail em relação às mensagens que não possuem. Pode parecer uma dica óbvia, mas deve ser sempre levada em conta no momento de criar uma nova peça para e-mail marketing.

9 – Proteja-se contra fraudes: independentemente do porte da sua empresa, é imprescindível utilizar um certificado digital SSL, pois ele garante a proteção de informações como senhas e números de cartão de crédito cadastrados em seu site.

10 – Vendas seguras: no e-commerce, não basta avaliar o risco de fraude apenas com a consulta ao CPF utilizado na compra. É preciso levar em conta outros fatores como o dispositivo utilizado pelo comprador (computador, tablet, smartphone ou TV), cidade, estado e até país de onde vem a compra. Para isso, há ferramentas antifraude específicas que criam regras capazes de apontar fatores suspeitos como, por exemplo, cruzamento do idioma do dispositivo com o idioma do pais de origem do IPA ferramenta emite um alerta quando o comportamento suspeito é identificado.

11 – Evite o “falso positivo”:  ao executar ações antifraude, é preciso tomar cuidado ao negar clientes por suspeita de fraude para não cair no chamado “falso positivo”, ou seja, vendas que deixam de ser concretizadas ou que demoram a ser concretizadas por suspeita de fraude quando, na verdade, não são. Utilizar soluções de prevenção à fraude minimiza o atrito com o cliente e facilita a jornada de compra digital, preservando a correta identificação de fraude.