4 passos básicos para você ficar rico

No imaginário de muita gente, os milionários estão sempre ligados a mansões, carros luxuosos e gastos excessivos, mas a realidade de muitos deles é oposta a isso. O livro “The Millionair Next Door: The Surprising Secrtets of America’s Wealthy” mostra que boa parte dos ricos constroem sua fortuna com trabalho árduo e gastando menos do que ganham. Por isso, os planejadores financeiros garantem que a estrada para a riqueza tem a ver com mudanças de hábitos que te ajudam a poupar. Confira as quatro principais:

1.Se comprometa com seus objetivos

Para ter sucesso em qualquer coisa, você precisa colocar seu objetivo maior como uma prioridade. Se essa meta não está clara, outras coisas vão tomar a dianteira no seu caminho.

2.Faça um plano de orçamento

Esse é um dos passos mais importantes e nessa etapa será extremamente importante fazer uma espécie de rastreamento de despesas. Tudo que você gastar, coloque em um papel ou planilha. Com isso feito, ficará mais fácil determinar a quantia de dinheiro que deverá ser destinada a cada categoria financeira, incluindo poupança de longo prazo e reserva de emergência.

Você sempre deve se perguntar: ‘isso está me levando a atingir meu objetivo maior?’ ‘Estou recebendo tão bem para manter esse tipo de despesa?’

3.Gaste menos do que você ganha

É preciso entender que riqueza não é sinônimo de ostentação. Procure adotar um padrão de consumo coerente com sua renda.

4.Poupe seu dinheiro

Você nunca vai ser rico se você gastar todo o seu dinheiro. Nesta etapa, estabeleça metas de poupança mensais ou anuais. Procure saber sobre os diferentes tipos de investimentos que garantam uma maior rentabilidade para você. Os Fundos de Renda Fixa – como Tesouro Direto, CDB, LCI, LCA e LC – podem ser boas opções.  Esse tipo de investimento pode ser entendido como um empréstimo onde o investidor concede dinheiro a uma entidade em troca do pagamento de juros. A remuneração é paga em intervalos e condições preestabelecidas.

Pelo fato de não estarem tão sujeitas às oscilações do mercado, essas aplicações podem ser consideradas menos arriscadas e, por isso, mais adequadas a quem tem perfil conservador.