Após notificação do Procon, Carrefour corrige cartaz de preços

O Carrefour de São Vicente foi assunto nas redes sociais no último sábado, 27, após uma cliente repercutir um anúncio de preço impreciso no cartaz de um produto. A confusão aconteceu porque a rede divulgou o valor de um amaciante pelo litro e não pela embalagem, de modo que os clientes acharam que o preço da unidade era R$ 3,98, quando na verdade era R$ 26,59.

Supermercado alterou a informação sobre o preço do produto após notificação do Procon

Após a repercussão, a Fundação Procon abriu um processo de averiguação preliminar e a loja foi notificada de acordo com as leis do Código de Defesa do Consumidor.

Mesmo tendo substituído os cartazes após o episódio, o Carrefour terá de responder aos questionamentos levantados em até 10 dias e, a partir dessas respostas, o Procon pode abrir um processo administrativo que pode culminar em uma multa que pode ir de R$ 614 mil a R$ 9 milhões, dependendo do número de clientes prejudicados.

De acordo com reportagem do UOL, o supermercado já retirou os anúncios após a divulgação negativa na internet e voltou ao formato tradicional da informação do preço, por unidade.

A lei estabelece que os supermercados tem a obrigação de informar o valor do produto por unidade de medida, ou seja, por litros, quilos, duzia, etc. Entretanto, as empresas precisam ser transparentes na comunicação dos valores de uma forma que o cliente não seja confundido na hora de realizar a compra.