CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Como se organizar financeiramente para aquela viagem dos sonhos

Neste passo a passo você verá que realizar a viagem que você sempre sonhou é mais fácil do que você imagina

Por: Redação

Sonhando com a próxima viagem de férias, mas ainda na dúvida se terá bala na agulha para arcar com todas as despesas? Então, talvez essa seja a hora de trabalhar em um orçamento para engordar suas economias.

E não vale se privar desses momentos para priorizar outros gastos no seu dia a dia. Uma pausa para o relaxamento não é questão de luxo, mas, sim, de saúde. Diversos estudos já comprovaram que conhecer novos lugares, estar em contato com diferentes culturas e se desligar das preocupações por um período promove diversos benefícios físicos e mentais.

Nos Estados Unidos, pesquisadores descobriram que pessoas que viajam mais têm uma expectativa de vida maior que aquelas que só pensam em trabalhar e juntar dinheiro. No estudo, foi observado, por exemplo, que mulheres que tiravam férias duas vezes no ano diminuíam significativamente os riscos de ataque cardíaco. Convencido depois dessa?

Então, sabendo da importância de sair da rotina e pôr o pé na estrada, é chegada a hora de tirar do papel aquela viagem dos sonhos. Pode ir arrumando as malas porque as dicas abaixo vão te ajudar!

A ciência já comprovou: viajar faz bem para a saúde

Planeje o quanto antes

Quanto antes você planejar, melhores serão as condições financeiras para aproveitar sua viagem de férias, pois os preços estarão mais atraentes. Se seu trabalho permitir, prefira viajar em períodos de baixa temporada, pois é quando o poder de barganha dos turistas aumenta mais.

Defina um orçamento para a viagem

Comece seu orçamento com as despesas maiores, provavelmente essas serão as passagens aéreas e acomodação. Para ter uma estimativa de gastos nas cidades escolhidas como destino, vale uma pesquisa no site Quanto Custa Viajar. Por lá, é possível ter uma média do que terá que desenbolsar por dia em cada destino, considerando acomodação, alimentação, transporte e até entrada para as principais atrações.

Com essa ideia aproximada de gastos, adicione em suas contas um valor a mais para lembrancinhas, uma atividade inesperada, e até uma experiência mais ousada e cara.

É importante também considerar os custos pré-viagem, incluindo vistos, seguro de viagem e vacinas, caso sejam necessárias.

Reserve uma quantia mensalmente

Uma vez que você já tenha levantado os gastos previstos, agora é hora de economizar para isso. Uma boa maneira de não esquecer o valor que precisa juntar para a viagem dos seus sonhos é deixar esse número visível em algum lugar. Pode ser na tela do seu celular ou porta da geladeira. Assim, ao visualizar o valor você se sentirá motivado para ir trabalhar todos os dias.

Para ter o controle do que já foi poupado e do quanto ainda falta, os aplicativos podem ser uma mão na roda.  E não esqueça da regra mais importante para o seu orçamento de viagem: flexibilidade. Caso veja que a sua  meta está longe de ser alcançada, talvez seja hora de rever o orçamento inicial da viagem e eliminar os passeios mais caros.

O conhecido aperto de cinto vai não só reduzir o estresse, como também evitar aquele susto ao receber a fatura do cartão de crédito ao fim da viagem.

Crédito: IStockPoupar dinheiro mensalmente vai te ajudar a realizar a viagem dos sonhos

Monte o melhor roteiro possível

Se a palavra do dia é economia, esqueça as agências de turismo. A comodidade e o conforto podem ser ótimas vantagens, mas você terá que pagar muito caro por isso. Monte você mesmo o seu roteiro, peça ajuda a amigos e conhecidos que já tenham estado no destino e pesquise em fóruns de mochileiros. Certamente você vai encontrar ótimas dicas para fazer o dinheiro render mais durante a viagem.

Para não desistir no meio das etapas desse planejamento, veja fotos e leia sobre o destino dos seus sonhos todos os dias, dessa maneira, você seguirá motivado e focado no objetivo.

Alguns aplicativos gratuitos também podem te ajudar muito na hora de montar o roteiro de forma otimizada e econômica. Uma boa opção é o Google Trips que você pode usar tanto no desktop quando no smartphone.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.