Ex-operadora de telemarketing fatura milhões com franquia
O interesse pelo empreendedorismo começou a despertar aos 16 anos, quando Rafaella Giraldi trabalhava como operadora de telemarketing em uma empresa de educação profissional. Hoje, aos 35 anos, ela tem uma rede de franquias, que -só em 2014- faturou R$6 milhões.
Se a posição na carreira mudou radicalmente, a área permaneceu a mesma. Sua rede de franquias, a MacPoli, atua no mercado de cursos profissionalizantes. O diferencial é o objetivo da marca: oferecer oportunidade de qualificação a pessoas de todas as idades e classes socioeconômicas. “A falta de qualificação é um dos maiores obstáculos na conquista e permanência do indivíduo no mercado de trabalho”, acredita ela.
Como tudo começou
Ainda como operadora de telemarketing, Rafaella se destacou por sua boa performance e, em apenas cinco meses, recebia sua primeira promoção, passando a supervisionar uma equipe de operadores.
Quando foi promovida a gerente-geral, ela percebeu que a empresa estava focada em atrair alunos para fazer a matrícula, mas não conseguia mantê-los. Resolveu mudar os procedimentos e criou metas para que a equipe evitasse a inadimplência e evasão dos estudantes, além de fechar parcerias para encaminhamento de alunos a empresas. “Estruturei a escola como ela realmente deveria ser. Quando entrei, a escola faturava em torno de R$ 30 mil, e quando a deixei ela faturava, em média, R$ 90 mil”, diz Rafaella com orgulho.
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Criação da MacPoli
Formação em Pedagogia e experiência na área, ela tinha. O que faltava era o capital para dar início ao sonho. Em 2005, quando conseguiu juntar R$100 mil, ela pôde fundar sua primeira escola, na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo.
Em 2012, a marca já tinha três unidades abertas em São Paulo. Ao perceber o potencial de crescimento, Rafaella estabeleceu no mesmo ano o modelo de franquia para empreendedores levarem a MacPoli a outras regiões. E, em apenas três anos de franchising, já foram abertas unidades também em Minas Gerais, Sergipe, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
A marca pretende se tornar referência em educação profissional no País, no atendimento a diversos públicos e necessidades do mercado – desde crianças a partir de 4 anos a jovens, adultos, público da melhor idade, executivos e também oferecer cursos in company.
Para abrir uma franquia da rede, o interessado precisa investir R$11 mil. São três formatos de parceria: Licenciamento, Franquia Plus ou Franquia Premium.
Licenciamento: quem já possui estabelecimento comercial na área da educação pode oferecer os serviços e produtos da MacPoli, ampliando o seu mix de cursos e consequentemente aumentando os seus lucros.
Franquia Plus: o parceiro obtém o direito de usar a marca e também a transferência do knowhow, além da padronização da gestão e funcionamento do negócio. E ainda pode oferecer cursos de Administração, Logística, Gestão Empresarial e Liderança, Gestão de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, Gestão da Qualidade, Inglês, Inglês Kids, Espanhol e cursos in company, personalizados de acordo com a necessidade da empresa.
Franquia Premium: o franqueado investe também em um laboratório de informática, onde terá a oportunidade de oferecer ainda os cursos de Informática, Excel Avançado, Web Design, Hardware, Autocad e Curso de Games.