10 filmes para quem está com saudade da escola e dos professores ❤

A relação entre alunos e professores já ganhou os cinemas em diversos filmes. Confira alguns deles para matar essa saudade!

Há professores que transformam a vida de seus alunos. Da educação primária até as últimas etapas do ensino superior, o papel do professor é primordial na formação pessoal e profissional dos estudantes. Em tempos de isolamento social para conter os avanços do novo coronavírus, estamos distantes desse convívio em sala de aula.

A relação entre alunos e professores já ganhou os cinemas em diversos filmes e documentários. O blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), listou alguns títulos que narram histórias de superação, conquistas e conflitos em ambientes escolares. Quer matar um pouquinho a saudade da escola? Confira só:

1. Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Sociedade dos Poetas Mortos (1989)
Créditos: Reprodução
Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

O filme, dirigido por Peter Weir, é considerado um verdadeiro clássico do gênero. A trama gira em torno do personagem de Robin Williams (John Keating), que leciona inglês em uma tradicional instituição de ensino só para garotos. Por meio de sua postura irreverente e de sua filosofia de vida, Keating consegue propor aos jovens reflexões acerca de seu papel na sociedade.

Disponível na Netflix.

2. Mentes Perigosas (1995)

Mentes Perigosas (1995)
Créditos: Reprodução
Mentes Perigosas (1995)

O longa de John N. Smith tem mais de duas décadas de vida, mas sua temática continua incrivelmente atual. Michelle Pfeiffer é LouAnne Johnson, uma ex-oficial da marinha norte-americana contratada como professora em uma escola da periferia. Seus alunos possuem alguns pontos em comum: QIs altos, notas ruins e péssimo aproveitamento. Durante o filme, professora e alunos trocam conhecimentos e enfrentam juntos a dura realidade local.

Disponível no Telecine Play.

3. O Sorriso de Mona Lisa (2003)

O Sorriso de Mona Lisa (2003)
Créditos: Reprodução
O Sorriso de Mona Lisa (2003)

A história do filme possui uma lógica bastante parecida com a de “Sociedade dos Poetas Mortos”. Em ambos, um professor está disposto a romper as barreiras impostas pela educação tradicional para mostrar aos estudantes a importância de correrem atrás de seu potencial, evitando uma postura conformista perante a vida. Porém, retrata um colégio exclusivo para garotas, com Julia Roberts (Katherine Ann Watson).

Disponível no Telecine Play.

4. Escola de Rock (2003)

Escola de Rock (2003)
Créditos: Reprodução
Escola de Rock (2003)

Dewey Finn, personagem de Jack Black, é um músico sem banda e endividado que assume temporariamente uma turma da quarta série em uma escola privada. Em pouquíssimo tempo, Finn detecta o talento musical de seus estudantes e resolve formar a banda que dá nome ao filme. No processo, as crianças vão adquirindo mais segurança em relação a seus interesses e a suas identidades.

Disponível no YouTube Movies.

5. Matilda (1996)

Matilda (1996)
Créditos: Reprodução
Matilda (1996)

Matilda, personagem da atriz Mara Wilson, tem 6 anos e é extremamente inteligente. O problema é que toda essa inteligência passa completamente despercebida em casa, onde ela convive com pais mal-humorados. Na escola, sua situação não é muito melhor. Para lidar com seus problemas, Matilda começa a desenvolver poderes paranormais e é ajudada por uma professora muito afetuosa, Miss Honey, que se solidariza com a situação.

Disponível na Netflix.

6. Efeito Pigmaleão (2019)

Efeito Pigmaleão (2019)
Créditos: Reprodução
Efeito Pigmaleão (2019)

Dirigido por Mehdi Idir e Grand Corps Malade, nesta comédia dramática acompanhamos Zita Hanrot, Liam Pierron, Soufiane Guerrab, entre outros atores no elenco, em uma escola em uma das áreas mais pobres de Paris. A diretora resolve criar uma sala para reunir os adolescentes mais rebeldes e desmotivados. Porém, a ideia acaba se tornando um grande erro.

Disponível na Netflix.

7. Escritores da Liberdade (2007)

Escritores da Liberdade (2007)
Créditos: Reprodução
Escritores da Liberdade (2007)

Uma jovem e idealista professora chega a uma escola de um bairro pobre. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell aposta em métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento e reconhecendo valores.

Disponível no YouTube Movies.

8. Ao Mestre com Carinho (1967)

Ao Mestre com Carinho (1967)
Créditos: Reprodução
Ao Mestre com Carinho (1967)

To Sir with love, de 1967, é um longa-metragem de James Clavell que narra a história de um engenheiro, Mark Thackeray, personagem vivido por Sidney Poitier. Ao buscar um emprego em sua área, ele acaba lecionando para um grupo de estudantes londrinos completamente indisciplinados. Nesse contexto, o grande desafio de Thackeray é ensinar esses jovens sobre tolerância e respeito ao próximo. É simplesmente emocionante!

Disponível no YouTube Movies.

9. Meu Mestre, Minha Vida (1989)

Meu Mestre, Minha Vida (1989)
Créditos: Reprodução
Meu Mestre, Minha Vida (1989)

Esse filme de 1989 traz Morgan Freeman no papel principal, como Joe Clark, diretor da instituição de ensino Eastside High. A escola é visivelmente decadente e está imersa em violência e no tráfico de drogas. O protagonista, que é ao mesmo tempo intenso, arrogante e pouco carismático, precisa empregar métodos nada ortodoxos para atingir seus objetivos. Sua intenção é aprimorar o local e garantir que os jovens tenham oportunidades para construir um futuro melhor.

10. Pro Dia Nascer Feliz (2005)

Pro Dia Nascer Feliz (2005)
Créditos: Reprodução
Pro Dia Nascer Feliz (2005)

Documentário brasileiro dirigido por João Jardim. O filme retrata com sensibilidade o cenário precário da educação brasileira em lugares como Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Duque de Caxias. Com entrevistas de alunos, professores e outros profissionais pedagógicos, a realidade de diferentes instituições de ensino é traçada. O documentário compara dados da década de 1960 com o início dos anos 2000.

Disponível no Videocamp.

DICAS PARA ESTUDAR EM CASA: