42 das 55 redações nota 1000 do Enem são de mulheres

Maioria das notas máximas são de candidatas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro

Por: Redação | Comunicar erro
alunos fazendo prova do Enem
Crédito: Marcos Santos/USP Imagens76% das redações nota mil foram escritas por mulheres

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda-feira que, das 55 redações do Enem 2018 que tiraram nota máxima, 42 foram escritas por mulheres. A maioria delas do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, com 14 representantes de cada estado.

O Enem foi realizado nos dias 4 e 11 de novembro do ano passado e o tema da redação foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Ao todo, foram avaliados 4,1 milhões de textos.

foto do caderno de redação
Crédito: reproduçãoCaderno da prova de redação

O levantamento divulgado nesta segunda também aponta que dezessete dos melhores textos são de estudantes com 18 anos, enquanto candidatos com 17 anos assinaram onze das redações nota mil. Na faixa etária dos 21 aos 30 anos estão 10 dos participantes com nota máxima.

O Inep também divulgou que as redações zeradas tiveram uma queda. Apenas  112.559 (2,73%) zeraram a prova dissertativa. Os maiores motivos que fizeram os candidatos não marcarem nenhum ponto foram:  redações em branco (1,12%), fuga ao tema (0,77%) e cópia do texto motivador (0,36%).

Em 2017, quando o tema da redação foi “Desafios para formação educacional de surdos no Brasil”, o maior motivo para zerar a redação foi fuga ao tema.

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …