450 cursos online gratuitos das melhores universidades do mundo

Universidades como Harvard, Princeton, Yale e Columbia oferecem cursos que podem ser realizados da sua casa

Por: Gustavo Sumares, do Estudar Fora

Estudar em uma universidade da Ivy League pode ser mais simples do que você imagina. A plataforma Classcentral está disponibilizando quase 500 cursos online gratuitos de universidades como Harvard, Princeton, Yale e Columbia, que podem ser realizados da sua casa. Do total, 400 deles oferecem certificado.

O que o Classcentral faz na verdade é centralizar, em uma única página, todos os cursos que essas instituições disponibilizam de maneira online e gratuita em diversas plataformas. Alguns deles são ministrados por em sites comuns, como edX e Coursera. Outros usam sistemas mais específicos, como Kadenze e Canvas Network. Em todos os casos, no entanto, é possível realizar os cursos pela internet e sem custo.

Crédito: IStock/f11photoA Universidade Yale, que fica em New Haven, Connecticut (EUA), oferece cursos online de maneira gratuita

Neste link, é possível visualizar a lista completa de cursos. No menu do lado esquerdo, o usuário também pode filtrar por temas como “Negócios”, “Humanidades”, “Ciências Sociais” e “Saúde e Medicina”, entre outros. Também é possível ordenar os cursos por ordem alfabética, avaliação dos usuários ou data de início. Todos os cursos são ministrados em inglês, embora alguns ofereçam também opção de legendas em português.

Como acessar os cursos online gratuitos

Como os cursos são oferecidos por plataformas diferentes, o acesso a cada uma delas é diferente também. De maneira geral, é necessário realizar um cadastro na plataforma (ou linkar sua conta do Google ou Facebook à plataforma) e depois se “matricular” no curso (o que envolve basicamente clicar num botão para começar a ter acesso ao conteúdo).

A maioria dos cursos são self-paced, o que significa que eles podem ser realizados a qualquer momento, no ritmo que o estudante preferir. Alguns deles, no entanto, têm datas específicas de início, e nesse caso o aluno precisa realizar sua “matrícula” antes dessa data para não perder nenhum conteúdo.

Ao clicar em qualquer um dos cursos, o usuário pode ver uma breve descrição do seu conteúdo e informações como sua duração. Essa duração, no caso dos cursos self-paced, é estimada com um número de horas que o aluno deve dedicar, por semana, ao curso, e com o número de semanas que o curso deve durar caso o aluno cumpra essas horas.

É importante notar que embora todos os cursos sejam gratuitos e online, cada um deles é voltado para estudantes com conhecimentos prévios diferentes. Em alguns casos, pode ser necessário já ter uma boa base em alguma área para poder aproveitar adequadamente o conteúdo do curso. No entanto, como é possível se matricular sem custo, vale a pena arriscar participar de um curso mesmo que seu conteúdo pareça estar fora da sua área de especialização.


Este artigo foi originalmente publicado no Estudar Fora, uma iniciativa da Fundação Estudar que ajuda jovens brasileiros a alcançarem o sonho de estudar no exterior


Conheça outros cursos gratuitos oferecidos por universidades ou sites educacionais:

E mais plataformas que liberaram seus conteúdos ou recursos de forma gratuita: