5 dicas para quem deseja escrever uma redação impecável

Por: SEB (Sistema Educainal | Comunicar erro
Crédito: Getty ImagesO conteúdo precisa ser objetivo, com argumentos estratégicos, bem desenvolvidos, embasados e claros, de modo a convencer o leitor sobre o que está falando

Você já ouviu falar em concurso de redação? Pois saiba que inscrever o seu filho nesse tipo de competição pode ser muito importante para estimular diferentes habilidades nele, como a autoconfiança, o desenvolvimento da escrita, a criatividade, a desenvoltura, entre tantas outras.

Além disso, como uma das formas de avaliar o desempenho do estudante no ENEM é por meio da redação, essa é mais uma maneira de incentivá-lo a aprimorar a produção de conteúdos de forma consciente, inteligente e embasada, já que terá bastante experiência.

Pensando em quem tem interesse nesse tipo de atividade ou precisa ajudar os filhos na preparação, produzimos este post com dicas incríveis para arrasar em um concurso de redação! Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o assunto:

Como ir bem em um concurso de redação?

1 – Leia bastante e diferentes tipos de conteúdo

Quem quer se tornar capaz de dissertar sobre diferentes tópicos precisa ler bastante e muitos tipos de conteúdos. Quanto mais conhecimento adquirir, será mais capaz de argumentar e desenvolver o que pretende falar de maneira coesa e objetiva.

O ideal é que o seu filho leia jornais, revistas, notícias na internet, artigos, livros e o que mais gostar — se duvidar, até bula de remédio ajuda. O importante é que ele se informe e esteja ciente sobre variados assuntos e temas que estão em alta.

Além disso, a leitura contribui para a melhora do vocabulário, para o desenvolvimento da criatividade e do senso crítico — aspectos que também estão relacionados a uma boa redação.

2. Pratique com frequência

Assim como acontece com qualquer habilidade, para se tornar fera em redação, é imprescindível praticar bastante, ainda mais para quem pretende participar de um concurso. É indicado treinar tanto no computador como, também, escrever a mão, pois é a maneira cobrada em vestibulares e ENEM.

Garanta que o seu filho exercite a escrita várias vezes por semana, contemplando diferentes gêneros, temas e até idiomas, se já tiver o domínio.

3. Escreva sobre temas variados

Como já mencionamos, é preciso treinar a produção de texto sobre diferentes temas, de modo que o seu filho se sinta capaz e preparado para argumentar até em temas complexos. Quanto mais treinar, maior a chance de ter domínio sobre um tema que já praticou antes.

Uma forma de exercitar é pegar temas em jornais e revistas, por exemplo, e solicitar que o seu filho escreva sobre eles.

4. Faça uma leitura em voz alta

Quer saber uma forma de verificar se o texto está coerente e fazendo sentido para o leitor? É preciso lê-lo em voz alta, reproduzindo todas as pausas e avaliando se cada informação está clara para quem vai ter acesso ao conteúdo.

Ao perceber algum trecho truncado ou que foi necessário reiniciar a leitura, é necessário reescrever essa parte. Outra vantagem da leitura em voz alta é perceber se há repetições desnecessárias, se é preciso desenvolver melhor algum aspecto etc.

5. Desenvolva um escopo do texto

Todo texto, principalmente o cobrado em vestibular e concurso de redação, precisa ter um início, meio e fim. Para tanto, é necessário desenvolver um escopo, de modo a definir o que vai ser abordado ao longo da narrativa.

Essa estratégia vai se mostrar muito interessante, pois, assim, o seu filho pode estabelecer qual tópico vai abordar em cada parágrafo, será capaz de perceber se está sendo prolixo demais ou fugindo do tema.

O escopo é importante, também, pois ajuda a nortear a escrita, já que ele estará ciente do que deve falar durante a produção do conteúdo.

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …