5 razões que mostram a importância da escola na infância  

A primeira infância pode ser definida como o período que vai desde a gestação até, aproximadamente, os seis anos de idade.

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro) | Comunicar erro

É muito comum que os pais, principalmente os de primeira viagem, fiquem na dúvida sobre qual o momento ideal para colocar a criança na escola. Além disso, muitos se perguntam se, existe um motivo real para que os pequenos entrem na escola desde a mais tenra idade. Será que, de fato é importante colocá-los na escola na primeira infância? De acordo com o artigo do site Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), a resposta para essa pergunta é: sim.

Mais importante do que saber a hora ideal de colocar as crianças na escola é entender a importância que ela tem nessa etapa da vida dos pequenos. Explicando de forma sucinta, a primeira infância pode ser definida como o período que vai desde a gestação até, aproximadamente, os seis anos de idade.

Muita gente acredita que a criança é incapaz de entender o que acontece nesse período, ou que não vai se lembrar dos acontecimentos da primeira infância quando envelhecer. Mas, os especialistas defendem que as experiências dessa fase exercem muita influência sobre o desenvolvimento do indivíduo.

O que significa que quanto melhores forem as condições para o desenvolvimento da criança na primeira infância, maiores serão as chances dela alcançar seu pleno potencial no decorrer da vida. É nesse momento que a escola entra como agente capaz de oferecer condições que motivem esse desenvolvimento. Conheça algumas razões pelas quais é importante colocar a criança na escola na primeira infância:

1) Socialização

Ao frequentar a escola na primeira infância, a criança vai conhecer novos coleguinhas, aprender a se comunicar com eles, compartilhar seus brinquedos, pedir o auxílio do professor quando for necessário, entre outras situações. Apesar de parecem simples, em oportunidades como essas a criança poderá desenvolver suas habilidades sociais que vão fazer toda a diferença no futuro.

Crédito: iStockFrequentar a escola na primeira infância faz com que a criança expanda sua percepção do que é o ser humano ao ter contato com a diversidade

2) Tolerância

Quando a criança tem contato apenas com a família ou seu círculo social mais próximo, ela não encontra diversidade em seu dia a dia. Ao frequentar a escola na primeira infância ela terá contato com pessoas de etnias, credos e gêneros diferentes. Isso a ajudará a expandir sua percepção do que é o ser humano. Vai contribuir com que ela aprenda a ser tolerante para saber lidar com a diversidade. Características importante para construção de uma sociedade mais pacífica e inclusiva.

Para conferir todas as razões clique aqui e confira o artigo completo do portal  Novos Alunos. 

1 / 8
1
30s
Onde ou Aonde?
Responda rápido: "Onde você quer ir jantar?" ou "Aonde você quer ir jantar?". Qual a resposta correta.
2
34s
Use “anexo” corretamente
Na hora de enviar um e-mail corporativo, você sabe como escrevê-lo corretamente?
3
34s
Senão ou se não?
Aprenda quando usar o "senão" ou "se não".
4
33s
Presente do Subjuntivo
Aprenda a usar corretamente o Presente do Subjuntivo.
5
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
6
01:47
Como se apaixonar por Bach – Lição 10
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
7
01:48
Como se apaixonar por Bach – Lição 9
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
8
01:30
Como se apaixonar por Bach – Lição 8
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.