CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

5 razões que mostram a importância da escola na infância  

A primeira infância pode ser definida como o período que vai desde a gestação até, aproximadamente, os seis anos de idade.

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro)

É muito comum que os pais, principalmente os de primeira viagem, fiquem na dúvida sobre qual o momento ideal para colocar a criança na escola. Além disso, muitos se perguntam se, existe um motivo real para que os pequenos entrem na escola desde a mais tenra idade. Será que, de fato é importante colocá-los na escola na primeira infância? De acordo com o artigo do site Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), a resposta para essa pergunta é: sim.

Mais importante do que saber a hora ideal de colocar as crianças na escola é entender a importância que ela tem nessa etapa da vida dos pequenos. Explicando de forma sucinta, a primeira infância pode ser definida como o período que vai desde a gestação até, aproximadamente, os seis anos de idade.

Muita gente acredita que a criança é incapaz de entender o que acontece nesse período, ou que não vai se lembrar dos acontecimentos da primeira infância quando envelhecer. Mas, os especialistas defendem que as experiências dessa fase exercem muita influência sobre o desenvolvimento do indivíduo.

O que significa que quanto melhores forem as condições para o desenvolvimento da criança na primeira infância, maiores serão as chances dela alcançar seu pleno potencial no decorrer da vida. É nesse momento que a escola entra como agente capaz de oferecer condições que motivem esse desenvolvimento. Conheça algumas razões pelas quais é importante colocar a criança na escola na primeira infância:

1) Socialização

Ao frequentar a escola na primeira infância, a criança vai conhecer novos coleguinhas, aprender a se comunicar com eles, compartilhar seus brinquedos, pedir o auxílio do professor quando for necessário, entre outras situações. Apesar de parecem simples, em oportunidades como essas a criança poderá desenvolver suas habilidades sociais que vão fazer toda a diferença no futuro.

Crédito: IStockFrequentar a escola na primeira infância faz com que a criança expanda sua percepção do que é o ser humano ao ter contato com a diversidade

2) Tolerância

Quando a criança tem contato apenas com a família ou seu círculo social mais próximo, ela não encontra diversidade em seu dia a dia. Ao frequentar a escola na primeira infância ela terá contato com pessoas de etnias, credos e gêneros diferentes. Isso a ajudará a expandir sua percepção do que é o ser humano. Vai contribuir com que ela aprenda a ser tolerante para saber lidar com a diversidade. Características importante para construção de uma sociedade mais pacífica e inclusiva.

Para conferir todas as razões clique aqui e confira o artigo completo do portal  Novos Alunos. 

1
9 passos para escrever um roteiro impecável
Escrever roteiro de um filme pode ser uma tarefa desafiadora: exige criatividade, dedicação e persistência para que ideias maturem.Roteiristas profissionais …
2
Crise na Educação: o Enem, o Sisu e a demissão inesperada no Sesu
Crise na Educação: o Enem, o Sisu e a demissão inesperada no SesuAs últimas semanas foram carregadas de incertezas e …
3
Enem: após confusão, MEC corrige notas e libera inscrição no Sisu
O ministro da Educação,  Abraham Weintraub, publicou um vídeo em sua conta no Twitter com novas explicações para as inconsistências …
4
Baixa na Educação: MEC decide tirar TV Escola do ar
O Ministério da Educação (MEC) decidiu não renovar o contrato com a TV Escola, canal educativo com 25 anos de …
5
48:28
ENEM! Aulão de história na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
6
59:42
ENEM! Aulão de português na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
7
47:47
ENEM! Aulão de matemática na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
8
04:21
Weintraub usa o MEC para tentar tirar verbete da Wikipédia do ar
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou o peso …