7 canais no YouTube para aprender línguas diferentonas de graça

O YouTube pode ajudar você a expandir seus conhecimentos linguísticos em um idioma inusitado.

Por: Redação | Comunicar erro

A dica de hoje é para quem quer fugir do inglês ou espanhol e expandir seus conhecimentos linguísticos em um idioma inusitado. Aprender uma língua menos tradicional é difícil no início, claro. Mas os benefícios vão além de um currículo diferenciado na hora de conseguir aquela vaga no competitivo mercado de trabalho.

De acordo com o blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), um cérebro que lida com mais de uma língua é mais saudável e tem melhor capacidade de comunicação.

Em outras palavras, aprender outro idioma pode te deixar ainda mais inteligente — sobretudo quando se trata de uma linguagem que vai exigir maior dedicação de sua parte.

Quadro negro com escritos em vários idiomas
Crédito: Getty Images/iStockphotoAprender novos idiomas faz bem para o cérebro

O neuropsicologista Jubin Abutalebi, da Universidade de San Raffaele, em Milão, na Itália, afirma que o cérebro dos bilíngues desenvolve mais massa cinzenta em uma região associada à aquisição de vocabulário, o córtex cingulado anterior (ACC). Assim como um músculo, quanto mais você usa o ACC, maior e mais flexível ele fica.

Além disso, a atenção necessária para alternar entre línguas gera mais atividade, estimulando as funções do córtex pré-frontal dorsolateral – parte do cérebro que desempenha funções executivas, resolvendo problemas, fortalecendo a concentração, alternando entre tarefas e filtrando informações irrelevantes (saiba mais neste artigo).

Então, o que você está esperando para começar a aprender um novo idioma com essa ajudinha do pessoal do SEB? Confira sete canais que ensinam, de graça, alguns idiomas inusitados:

1. Grego

2. Dinamarquês

3. Hindi

4. Finlandês

5. Turco

6. Russo

7. Árabe

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …