Como aprender espanhol on-line e grátis? Descubra

Quer aprender espanhol? Com as nossas dicas, você vai começar a estudar espanhol agora mesmo.

Por: Redação | Comunicar erro

O inglês segue como um idioma fundamental para se destacar no mercado de trabalho e viver experiências no exterior. Porém, aprender espanhol é algo que ganha força e surge como uma necessidade e um diferencial.

De acordo com o blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), estudar espanhol pode trazer uma série de vantagens para a carreira e para a vida pessoal.

A língua espanhola é o segundo idioma mais falado no mundo, com cerca de 427 milhões de falantes nativos contabilizados em 2017, perdendo apenas para o mandarim. Já o inglês, à época, ficou como o terceiro da lista, com 339 milhões.

Na América do Sul, por exemplo, o idioma é majoritário.

Ao redor do mundo, incluindo a Espanha, a língua é falada em 20 países, ou seja, o espanhol amplia as possibilidades de conexão com outras nacionalidades, que são riquíssimas em história, costumes e cultura.

Madrid, capital da Espanha
Crédito: Getty Images/iStockphotoMadrid, capital da Espanha

É por isso que falar espanhol ajuda na conquista do emprego. Quem estuda se destaca, especialmente porque a língua é cheia de falsos cognatos.

Ou seja, existem muitas palavras nesse idioma que se assemelham às palavras do português, mas que querem dizer algo completamente diferente.

Países vizinhos, como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, passam a ser novas possibilidades para a carreira.

E, dependendo da atuação, para o empreendedorismo. Além disso, por conta do Mercosul, o trânsito entre os países é facilitado.

Venha estudar espanhol grátis e on-line

Ficou com vontade de começar agora mesmo a aprender espanhol? Confira abaixo algumas dicas de cursos gratuitos de espanhol para iniciantes.

  1. SEDA College, escola localizada em Dublin, na Irlanda, lançou sua plataforma on-line primeiramente com foco no ensino da língua inglesa para estrangeiros. No entanto, a instituição começou a liberar diferentes serviços, como o curso de espanhol para iniciantes.
  2. Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco), no Pernambuco, oferece um curso on-line e totalmente gratuito para os interessados em aprender como falar espanhol. Não há qualquer tipo de restrição para se inscrever. Clique aqui e aproveite.
  3. A plataforma de ensino on-line Alison reúne diversos cursos para quem quer dar os primeiros passos em um novo idioma. Um deles é o de Introdução ao Espanhol, que ajudará o aluno a entender os conceitos básicos da língua.

Confira algumas opções on-line que vão lhe mostrar como falar espanhol

Com o avanço da Internet, aprender uma língua nova se tornou muito mais fácil, já que inúmeros sites disponibilizam conteúdos práticos e gratuitos neste sentido.

Para quem busca aprender espanhol, por exemplo, este caminho também está disponível de forma rápida e em qualquer horário.

Conjugadores de verbos

  1. Reverso Conjugación: ferramenta para aprender a conjugação de verbos em espanhol. O usuário também pode ver os verbos mais populares e quais suas flexões.
  2. Spanish verb conjugation: encontre conjugações de mais de mil verbos regulares e irregulares espanhóis.

Sites de notícias para ler no idioma

  1. El Mundo: um dos maiores jornal da Espanha, fundado em 1989.
  2. La Opinión: o jornal em espanhol mais popular nos EUA.
  3. El País: jornal espanhol fundado em 1976, com versões em vários países.

Conteúdos em quadrinhos

  1. Gaturro: tirinhas e jogos online.
  2. En vivo: histórias em quadrinhos para baixar ou ler online.

Podcasts

  1. Memrise
  2. Radio Lingua Network
  3. News in slow Spanish
  4. Spanishpod101
  5. Notes in Spanish
  6. Ser Historia
  7. Lengalia
  8. Pregúntale a Monica
  9. Nómadas
  10. A cierta distancia
  11. Documentos RNE

Descubra alguns canais do YouTube que mostram como falar espanhol

¡Hola! ¿Vamos hablar español?

Segundo o Instituto Cervantes, em 2016 7,8% da população mundial falava espanhol, sendo que 21 milhões de alunos estudavam o idioma como língua estrangeira.

A previsão é que até 2050 cerca de 754 milhões de pessoas falem espanhol.

Para te ajudar a aprender espanhol ou aprimorar seu conhecimento no idioma, os canais do YouTube podem ser de grande ajuda.

Com eles você consegue entender palavras em espanhol e estudar gratuitamente a gramática, vocabulário e pronúncia. Assim você deixa de vez de falar “portunhol” por aí.

Confira essa lista com alguns dos melhores canais:

Tio Spanish: aprender español on-line

Tio Spanish é um personagem interpretado por um dedo indicador e caracterizado como um mariachi.

Através de videoaulas gratuitas no YouTube, ele e seus amigos ensinam espanhol para alunos do nível básico, intermediário e avançado.

O canal conta também com materiais de apoio para professores do idioma.

Gramática, vocabulário, dicas de pronúncia e conversação são alguns dos temas recorrentes nas aulas. Além disso, as aulas trazem um pouco sobre as cidades, festas e cultura da Espanha. Há canções para crianças aprenderem espanhol.

Practiquemos by Catalina Moreno E.

Os vídeos contam com legendas em espanhol ou inglês. A professora Catalina Moreno ministra as aulas de forma bem didática e descontraída, falando devagar, de forma que facilita a compreensão do aluno.

Com mais de 10 anos de experiência como professora, ela ensina gramática para os alunos aperfeiçoarem o idioma.

Bora falar espanhol

O canal do YouTube “Bora falar espanhol”, com quase 100 mil inscritos, disponibiliza as videoaulas de espanhol. O professor, que fala um português com bastante sotaque, ensina vocabulário, gramática e pronúncia em vídeos curtos de 1 a no máximo 10 minutos.

Espanhol para brasileiros

Esse canal do YouTube tem aulas em português de Driéli Mayresse Sonaglio, que morou na Argentina. As videoaulas são divididas por nível: básico, intermediário e avançado. Ela ensina sobre gramática, dicas, curiosidades, espanhol para viajantes e hispanohablantes.

Español Fácil

O curso on-line conta com mais de 62 aulas em português.

Diversos vídeos ensinam sobre a a pronúncia das palavras em espanhol com o intuito de ensinar alunos iniciantes e os que querem aperfeiçoar o idioma. Também faz parte do conteúdo, videoaulas de gramática e vocabulário.

Aula De

O canal de YouTube é uma extensão do site AulaDe.com.br, um projeto educacional de cunho social, desenvolvido por um grupo de professores com o objetivo de democratizar o conhecimento através de aulas expositivas distribuídas gratuitamente nas redes sociais.

Com esse apoio, você poderá assistir conteúdos e se preparar melhor para o Ensino Médio, ENEM, vestibulares e concursos. Entre várias disciplinas, você terá acesso a ótimas aulas de espanhol. De graça e on-line, com a professora Michele Manfessoni.

Veja mais três canais no YouTube para aprender espanhol

1. Butterfly Spanish

2. The Spanish Dude

3. Maria Español

Estude espanhol e treine o idioma com séries do Netflix

Está aprendendo espanhol e quer treinar o idioma? Ou quer já ver como os nativos falam espanhol, porque vai fazer um intercâmbio?

Aproveite as férias e finais de semana para conhecer e assistir séries originalmente produzidas na língua espanhola.

A Netflix, por exemplo, disponibiliza várias opções interessantes (e populares) entre dramas e comédias. Confira:

Club de Cuervos

A primeira produção em espanhol da Netflix conta a história de uma família mexicana ligada ao universo do futebol e narra suas brigas e desavenças.

Narcos

Estrelada por Wagner Moura, a série da Netflix relata a trajetória do traficante colombiano Pablo Escobar (1949-1993), que de um criminoso comum tornou-se um dos homens mais perigosos e procurados do mundo.

Pablo Escobar – El Patrón del Mal

Esta outra série também conta a história de Escobar, porém a produção é colombiana e foi lançada em 2012. Diferente da versão gringa, a trama começa na infância do traficante.

La Reina del Sur

Baseada no romance do espanhol Arturo Pérez-Reverte, a série conta a história da lendária Teresa Mendoza, uma mulher que conquistou o mundo do tráfico de drogas.

Rosario Tijeras

Uma das séries colombianas de maior sucesso, “Rosario Tijeras” é inspirada em um livro de mesmo nome escrito por Jorge Franco.

Tenha videoaulas gratuitas para aprender 150 frases em espanhol

Saber falar outros idiomas pode ser decisivo para se dar bem em entrevistas de emprego. Para quem quer aprender espanhol sem gastar nada pode começar praticando com a ajuda de alguns canais de vídeo.

O Polyglot Pablo tem 10 aulas voltadas para iniciantes no idioma. São 150 frases básicas que ajudam a treinar a pronúncia.

Colocamos os primeiros vídeos abaixo para você começar a aprender. Para ter acesso a todo o conteúdo, clique aqui.

Confira algumas dicas gratuitas e online para aprimorar ou aprender espanhol

Comece a estudar espanhol agora mesmo, de graça e on-line.

Vai dar um pulo ali na Argentina e Uruguai? Ou dará o pontapé em sua viagem pelo Europa começando pela Espanha?

Se você não quer passar vergonha com o idioma dos hermanos, saiba que é possível aprender espanhol de graça, on-line e com facilidade. Confira nossas dicas e hasta la vista, baby.

Barcelona, Espanha
Comece a estudar espanhol agora mesmo, de graça e on-line

Duolingo

Pelo computador ou celular, com o Duolingo você aprende por meio de uma série de atividades para treinar as habilidades do idioma: escrever, falar e traduzir áudios.

Universidade Autônoma de Barcelona

O Coursera, plataforma que reúne aulas das mais renomadas instituições do mundo, oferece o curso gratuito “Correções e Estilo da Língua Espanhola”, ministrado pela Universidade Autônoma de Barcelona.

Notícias da BBC

Este site da BBC traz um podcast diário, de aproximadamente 15 minutos, sobre as notícias internacionais totalmente em espanhol.

Polyglot

O site Polyglot tem um curso on-line e gratuito de espanhol, com uma forma bem efetiva de memorizar palavras e seus significados. Acesse o Polyglot para descobrir mais.

Wikilivros

A página do Wikilivros de espanhol contém pontos importantes para o início do aprendizado em espanhol. O nível das atividades é o básico.

Conheça o canal ProEnem que traz dicas de espanhol em aulas gratuitas

Se você optou por espanhol na hora da inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) saiba que o canal ProEnem, no YouTube, dá dicas sobre a língua para quem vai fazer a prova.

O canal tem quase 170 mil inscritos no Youtube e aproximadamente 6 milhões visualizações. A plataforma oferece conteúdo gratuito e ao vivo diariamente, não só de espanhol, mas de todas as disciplinas abordadas.

Quem comanda as aulas sobre língua espanhola é o carismático professor Carlos Belém, mais conhecido como Carlão. As dicas ajudam o aluno a compreender as questões e quais suas principais características.

Curtiu as aulas? Confira mais vídeos lá no canal!

O ProEnem também tem um site com exercícios de acompanhamento a cada módulo. Há correções ao vivo, além de dar ao aluno a oportunidade de enviar uma redação por mês, que é corrigida e comentada por sua equipe.

Aprenda espanhol com o app Rosetta Stone

Sabia que o aplicativo Rosetta Stone traz conteúdos gratuitos para quem quer aprender espanhol? As lições são divertidas, intuitivas e imersivas.

Você poderá desenvolver habilidades essenciais no idioma novo de forma natural, sem a necessidade de traduções ou exercícios de memorização!

O app está disponível para iOS e Android, confira!

Visite a Real Academia Española em sua versão on-line

Entre as instituições que promovem o ensino de espanhol, vale citar, por todas, a Real Academia Española: fundada em 1713, a instituição tem como missão principal assegurar que as mudanças da língua espanhola “não quebrem a unidade essencial que se mantém em todo o campo hispânico”.

Oferece vários dicionários, obras acadêmicas, biblioteca e arquivo, bem como consultas linguísticas para aprender espanhol sem ter nenhuma dúvida.

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …