Curitiba inaugura casa de apoio para indígenas

Imóvel fica disponível para abrigar indígenas em situação de rua

Curitiba ganha a partir de hoje uma casa de passagem para indígenas que vivem em situação de rua na cidade. Inaugurado em caráter emergencial, o local funcionará durante dois meses, período em que novas medidas devem ser tomadas pela Prefeitura de Curitiba e pela Fundação Nacional do Índio (Funai) para o cuidado com esses cidadãos.

Cerca de 33 famílias de indígenas vivem em situação de rua em Curitiba.

O imóvel cedido pela prefeitura tem capacidade para abrigar até 70 pessoas e conta com mobília, utensílios domésticos e manutenção predial de responsabilidade do governo do Estado. A medida oferece ainda passagens de ônibus para os indígenas que desejarem retornar a seus municípios de origem.

A reunião que decidiu pela abertura do espaço contou com a presença de lideranças indígenas e abordou também a criação de uma campanha de incentivo à fiscalização do trabalho infantil por qualquer cidadão e à compra responsável dos artesanatos desta população.

As lideranças, juntamente com a Funai, se incumbiram de fazer o trabalho de conscientização dos grupos que estão na cidade para convidá-los a utilizar as instalações da nova casa, localizada na Praça Plínio Tourinho, no Jardim Botânico.

E depois?

A continuidade deste trabalho só faz sentido se existir suporte ao indígena na aldeia de origem, através da instalação de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Assim, os moradores têm meios de comercialização das peças de artesanato a partir das aldeias, minimizando a necessidade de irem até a cidade.