Curso gratuito e on-line para entender e se aproximar do feminismo

Por: Redação

A Universidade Livre Feminista, um projeto agregador construído de forma coletiva e colaborativa, abrirá inscrições para o curso on-line e gratuito chamado Feminismo e Cotidiano.  As interessadas devem se inscrever nos dias 2 e 3 de junho.

O curso é voltado para duplas ou grupos de jovens estudantes de 15 a 20 anos, de todas as regiões do país que queiram se aproximar do feminismo e entender o movimento. Serão ofertadas 250 vagas.

O objetivo é fortalecer a autoconfiança e autonomia de mulheres jovens em meio ao machismo enraizado na sociedade, além de promover a reflexão e o debate sobre o movimento feminista.

Durante o curso, que começa no dia 10 de junho, será possível compartilhar conhecimentos e experiências com mulheres que estão descobrindo o feminismo. A metodologia terá como referência a educação feminista. O elemento central será o debate de ideias, partindo das vivências das participantes e de “provocações” que incentivem a reflexão e o livre pensar.

Serão realizados fóruns de discussão e chats ao vivo, reflexões e debates sobre as raízes da violência contra as mulheres, bem como as causas de sua manutenção e reprodução. O curso é também o primeiro passo de um processo de formação sobre violência doméstica que envolverá gestoras e feministas com experiência na incidência em políticas públicas.

“A prioridade será para jovens do ensino médio e no primeiro ano de faculdade, sem excluir as que, por questões sociais ou econômicas, estão fora desses espaços. A Universidade Livre Feminista adotará como ação afirmativa garantir 50% das vagas para negras e indígenas. Outros critérios para seleção das participantes serão o equilíbrio de participação por região do país e a priorização quem estuda em escolas públicas, não se excluindo estudantes de escolas particulares”, diz a publicação no site do projeto.

Para fazer a inscrição, todas as integrantes do grupo devem acessar o link do formulário Google e identificar o nome do grupo que vai fazer parte do curso. Clique aqui para mais detalhes sobre o curso.

Compartilhe: