Curso de idiomas: não deixe seu italiano acabar em pizza

Aulas on-line, cursos gratuitos, apostilas para baixar, e-books da USP e uma receita de Bruschetta pra quem ficou com fome

Por: Redação

Seja pela história, pela culinária, pelos filmes ou pelas novelas, muitos já se interessaram em aprender italiano. Há outro fator importante: segundo a embaixada italiana no Brasil, aproximadamente 30 milhões de brasileiros, algo em torno de 15% da população, são descendentes de imigrantes da Itália.

Para aqueles que começaram e desistiram e para quem quer dar os primeiros passos no idioma italiano, separamos conteúdo gratuito para não deixar os estudos terminarem em pizza (no mau sentido, claro). Acompanhe!

Não deixe o seu italiano acabar em pizza
Créditos: Marckbass8/Pixabay
Não deixe o seu italiano acabar em pizza

Material didático com mais de 1.700 páginas, os e-books da USP “Dire, Fare, Partire!” e “Dire, Fare, Arrivare!” são gratuitos para baixar. Há exercícios, estudos da língua e da cultura, informações sobre a geografia da Itália e resolução de dificuldades linguísticas e culturais típicas enfrentadas pelos estudantes.

A professora Paola Baccin, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, com a colaboração de Sandra Gazzoni, doutora em Língua e Literatura Italiana pela FFLCH, assinam os livros.

O site “Só Italiano” reúne gramática, listas de palavras, jogos e muito mais. Os temas são bem organizados e de fácil acesso. O conteúdo vai contribuir com os seus estudos.

Ente 1874 e 1889, vieram para o Brasil 320.373 imigrantes da Itália, quase a metade deles para São Paulo
Créditos: Rachel Claire/Pexels
Ente 1874 e 1889, vieram para o Brasil 320.373 imigrantes da Itália, quase a metade deles para São Paulo

O Curso de Italiano Online, oferecido pela plataforma Kultivi, ensina o básico para a comunicação no idioma, com aulas práticas e exemplos de uso no dia a dia. Ideal para quem quer colocar em prática o projeto de falar uma segunda língua.

Na conclusão, o estudante ainda recebe um certificado emitido pela instituição. Além da língua italiana, há programas de aprendizagem de inglês, espanhol, francês, coreano e libras.

O canal “Vou Aprender Italiano” é dedicado a ajudar brasileiros que querem conhecer o idioma. Além do YouTube, há um site com conteúdos gratuitos, como podcast e artigos com áudio e texto em italiano e tradução. Assista a um dos vídeos:

Para quem já avançou nos estudos, vale dar uma olhadinha no canal “Italiano Automatico”. As videoaulas são bem didáticas. Veja:

Além do idioma, quem quer conhecer melhor a cultura e o dia a dia na Itália, o canal Italica reúne conteúdos divertidos, com músicas, visitas a cidades históricas e entrevistas.

Italiano: Ok. E a bruschetta?

Servida como entrada ou para um lanche delicioso, a bruschetta é receita italiana bem fácil de fazer e fica pronta em 10 minutinhos. Quer tentar? Clique aqui!

Bruschetta é um alimento simples e muito saboroso
Créditos: Amiraxgelcola/Pixabay
Bruschetta é um alimento simples e muito saboroso