Da sala de aula para os palcos

Acabaram as provas, ninguém ficou para recuperação, a turma já se prepara para as viagens de férias e o retorno das aulas, geralmente em fevereiro, sinaliza o fim do tempo livre. Para muitos essa é a realidade universitária, mas outros resolveram encontrar um jeito de se reunir mesmo durante as férias.

Foi o que aconteceu com Caio Zaplana, estudante do último ano de Lazer e Turismo na USP. Caio é vocalista da banda Cluster, que prefere não ter rótulos, mas tem tendências de pop e rock. Junto com ele tocam estudantes e formados de várias instituições e cursos. Para ele, a maior dificuldade é conseguir tempo para ensaiar.

divulgação
Integrantes da banda Cluster

Esse problema não assusta os integrantes da banda Dois Contra Um, formada por estudantes de música da USP. Miguel Diaz, baixista da banda, comenta que , por ter toda a estrutura da faculdade de música, é muito fácil ter uma banda. “Nós ensaiamos com toda a estrutura da USP e cada um estuda um instrumento diferente, isso nos ajuda muito”, comenta Miguel, que está no quinto ano do curso. A Dois Contra Um se apresenta em festas da Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA-USP).

Enquanto para alguns alunos ter uma banda significa um tempo a mais com os amigos, para Rafaela Andrade, aluna do segundo ano de Administração de Empresas da faculdade UNIP, é uma chance de realizar o grande sonho. Ela formou a banda The Girls com mais três colegas de classe e diz que é sua única chance de seguir carreira artística. “Já tentei ser modelo, atriz, mas o que sempre quis ser foi vocalista. Quem sabe a faculdade não me dá esse presente”. A banda já se apresentou em alguns festivais de música independente e pretende gravar o primeiro CD ainda esse ano.