Últimas notícias:

Loading...

E-book oferece dicas para ir bem na redação do Enem

Obra é disponibilizada gratuitamente por projeto de extensão da UFMG

Por: Redação

Alcançar uma nota satisfatória na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser crucial para conquistar a sonhada vaga na universidade.

Para auxiliar os estudantes nesse desafio, em especial aqueles com dificuldades de acesso a materiais didáticos, o projeto de extensão Enem solidário elaborou o e-book “Produção de texto: a redação do Enem”, que pode ser baixado gratuitamente no site da editora Pimenta Cultural.

E-book oferece dicas para a redação do Enem
Crédito: DivulgaçãoE-book oferece dicas para a redação do Enem

O livro tem sete módulos de autoria de professores e especialistas na área de diferentes instituições de ensino do país e foi organizado pelos professores Renata Amaral, do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e José Ribamar Lopes, do Colégio Técnico da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A obra foi lançada em abril deste ano durante live no canal do projeto no YouTube. A publicação é fruto de recursos financeiros aprovados pelo edital para fomento a produtos extensionistas destinados à educação básica e profissional pública da Pró-reitoria de Extensão da UFMG (Proex).

Dicas para ir bem na redação do Enem

No e-book, os candidatos encontrarão dicas sobre as competências avaliadas na redação do Enem, que neste ano será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro.

O livro tem como base a matriz de referência disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação responsável pela organização do exame.

A professora Renata Amaral, que também é uma das coordenadoras do projeto Enem solidário, explica que o livro ajuda os estudantes a dominar conhecimentos e conteúdos avaliados no exame. “O livro é a consolidação material do trabalho que está sendo produzido desde 2020 pela iniciativa de extensão. A ação focaliza a preparação de estudantes de diversos contextos, que, muitas vezes, não têm condições de adquirir materiais didáticos gratuitos”, diz ela.

Lives

Cada módulo da obra é debatido em lives transmitidas, até a data do exame, pelo canal do projeto no YouTube. Nesses encontros, são discutidos potenciais temas da redação e aspectos referentes à elaboração do projeto de texto.

A próxima live será realizada no dia 25 de agosto com o tema Compreendendo as competências 1 e 4 da redação do Enem: modalidade formal da língua portuguesa e elementos de coesão textual.

Enem Solidário

O projeto de extensão da UFMG Enem solidário visa preparar para a redação do exame os candidatos que buscam meios alternativos de estudo porque não conseguem arcar com custos de cursinhos ou não têm disponibilidade para frequentar as aulas.

A abordagem teórica e prática tem como referência os documentos oficiais do Enem. Todas as atividades ocorrem de forma on-line e gratuita com base em cronograma construído de acordo com o tempo hábil de preparação até a prova.

O projeto é fruto de parceria do Centro Pedagógico da UFMG, do Laboratório Experimental de Ensino e Pesquisa em Leitura e Produção Textual do Colégio Técnico da UFPI e do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Sabará e Betim.

?>