Entenda a importância da educação bilíngue no ensino fundamental
Como os pequenos estão em fase de desenvolvimento, a atividade cerebral e a plasticidade neuronal estão a pleno vapor
A importância da educação bilíngue vai muito além de preparar as crianças e adolescentes para o futuro mercado de trabalho. Aprender outro idioma ajuda em outras habilidades cognitivas, permite experiências diferentes e facilita a fluência na vida adulta.
Devido à fase de desenvolvimento cerebral, as crianças aprendem outra língua com muito mais facilidade do que na fase adulta, mas não é só isso. Motivos práticos, como o acúmulo de compromissos e responsabilidades, limita muito o tempo disponível que um adulto tem para se dedicar a aprender um novo idioma.
Para explicar melhor essa facilidade dos pequenos e, ainda, comentar algumas das vantagens da educação bilíngue no ensino fundamental, o blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), preparou um texto informativo sobre o tema para os pais interessados no assunto. Acompanhe a leitura:
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
Quais são as vantagens da educação bilíngue no ensino fundamental?
Ainda está em dúvida se o investimento em uma educação bilíngue no ensino fundamental vale a pena? Então, confira os motivos abaixo.
Maiores chances de fluência
A plasticidade cerebral dos primeiros anos da infância é muito grande. Assim, o contato com o inglês desde cedo favorece as ligações neuronais para o processamento de fones e palavras. Com isso, os pequenos têm muito mais chance de aprender o inglês tal como um nativo, sobretudo no que diz respeito às sutilezas de pronúncia e ao armazenamento lexical.
Quando o aprendizado se dá na adolescência ou na vida adulta, a língua materna pode exercer uma influência maior e dificultar uma proficiência completa no segundo idioma. Mesmo que se alcance um nível avançado de conhecimento no inglês tardiamente, é comum que haja mais dificuldade com a pronúncia e, até mesmo, com a capacidade de “pensar em inglês” durante um diálogo.
Aprendizado natural
Na educação bilíngue, os pequenos são estimulados no idioma por meio de atividades do dia a dia, sendo que as aulas de outras disciplinas são ministradas tanto em português quanto em inglês. A naturalidade desse contato e a forte contextualização ajudam os pequenos a ter um processo de aprendizado muito tranquilo.
Ampliação do repertório cultural
As crianças não apenas têm contato com o segundo idioma, como são apresentadas também à cultura dos países de língua inglesa. Assim, a educação bilíngue ajuda a ampliar o repertório cultural e proporciona aos pequenos uma visão de mundo mais ampla desde cedo.
Efeito positivo nas habilidades cognitivas
Aprender um novo idioma também é uma forma de exercitar o cérebro. De acordo com um estudo feito pelo Centre for Cognitive Ageing and Cognitive Epidemiology, da Universidade de Edimburgo, pessoas bilíngues têm um desempenho melhor do que as monolíngues em:
• fluência comunicativa;
• atenção e foco;
• habilidade de leitura;
• testes de inteligência em geral.
Além disso, os resultados do estudo também sugerem que o bilinguismo pode ser responsável por atrasar o desenvolvimento de demência na terceira idade. Isto é, dominar mais de um idioma traz efeitos significativos para as habilidades e a saúde cognitiva.
Maior possibilidade de intercâmbio acadêmico
Adolescentes que dominam o inglês desde cedo têm maiores oportunidades de realizar intercâmbios acadêmicos, como os intercâmbios High School, por exemplo. Esse tipo de experiência é muito valioso para a formação, já que proporciona uma visão de mundo diferenciada, estimula a autonomia e a independência e, ainda, pode fazer muita diferença no currículo.
Impactos na futura vida profissional
Falando em currículo, investir em uma educação bilíngue desde cedo para os pequenos é cuidar do seu futuro profissional. Afinal, sabemos que o domínio do inglês é, além de um diferencial no mercado de trabalho, um pré-requisito para as melhores possibilidades de carreira.
Diante dessa leitura, você viu que a educação bilíngue no ensino fundamental é repleta de vantagens: os pequenos aprendem com maior facilidade e naturalidade, têm mais disponibilidade para poder aprender e, ainda, aproveitam benefícios cognitivos e socioculturais relacionados ao aprendizado de um segundo idioma.
Quer saber mais sobre educação bilíngue? Acesse o blog Novos Alunos!
Grupo SEB
Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook , no perfil no Instagram e no canal do Youtube. Você também pode assinar a newsletter para receber conteúdo por e-mail.