Últimas notícias:

Loading...

Saiba o que é Educação 4.0 e quais os seus benefícios

Métodos educacionais evoluem a cada dia e a Educação 4.0 é o melhor exemplo desse fenômeno

Por: Oferecimento SEB (Sistema Educacional Brasileiro)

As transformações tecnológicas pelas quais passamos nas últimas décadas influenciam a maneira como os estudantes interagem com o mundo e afetam diretamente a proposta pedagógica das escolas. A Educação 4.0 é um exemplo dessas mudanças.

O blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), mostra tudo o que você precisa saber sobre este tema: os fundamentos, os principais recursos utilizados, os benefícios para as próximas gerações e o papel da família nesse cenário. Continue com a leitura para descobrir.

Educação 4.0

O que é Educação 4.0?

A quarta revolução industrial é marcada pelos efeitos da transformação digital como a Internet das Coisas, a impressão 3D, a Inteligência Artificial, os smartphones e os aplicativos de serviços. Esse conjunto de inovações teve um grande impacto no modo como se concebe a educação, o que levou então à criação do termo 4.0.

Logo, o futuro da educação reside no foco na tecnologia e na participação do estudante na construção do próprio conhecimento. Diferentemente das gerações anteriores, os alunos hoje têm acesso rápido e fácil às informações por meio da internet, o que cria um enorme desafio para a escola.

Dessa forma, um modelo educacional 4.0 integra essa dinâmica na pedagogia da instituição escolar e orienta os estudantes por meio de uma aprendizagem colaborativa, na qual eles se apropriam dos conhecimentos de forma interdisciplinar.

Desenvolve habilidades e competências importantes

A abordagem disruptiva 4.0 desenvolve capacidades que farão a diferença para a vida do estudante, tanto no seu progresso escolar quanto para o seu futuro — no mercado de trabalho, na família e na convivência em sociedade.

Métodos educacionais evoluem a cada dia
Crédito: Fauxel/PexelsMétodos educacionais evoluem a cada dia

Conheça agora algumas das competências socioemocionais trabalhadas nesse modelo de abordagem:

• liderança;
• colaboração;
• iniciativa;
• empreendedorismo;
• inteligência emocional;
• pensamento crítico;
• resiliência;
• autoconhecimento;
• curiosidade;
• entusiasmo;
• pensamento científico;
• abertura ao novo;
• letramento digital;
• trabalho em equipe.

Permite uma melhor assimilação de conteúdos

A retenção de conhecimentos pelo aluno será mais eficaz se ele for o protagonista do processo de aprendizagem, o que é uma característica essencial da educação moderna e das metodologias ativas.

Nesse modelo, o professor valoriza os interesses e experiências prévias dos alunos durante a construção do saber em sala de aula. Então, um ensino contextualizado e engajador proporciona um conteúdo aprendido em sua integralidade.

O que os pais precisam saber sobre isso?

Agora, você deve se perguntar o que a família precisa saber concretamente sobre a chamada Educação 4.0. De fato, é importante considerar primeiramente que ela se diferencia do ensino tradicional. Como mencionado previamente, a concepção moderna prega a participação ativa do aluno na construção do seu conhecimento em um ambiente de inovação.

Confira dicas de como desenvolver o potencial do seu filho
Crédito: Kampus/PexelsConfira dicas de como desenvolver o potencial do seu filho no Blog Novos Alunos

Dessa maneira, espera-se a formação de um aluno criativo e independente, que trilha os seus próprios caminhos. Isso será decisivo quando ele entrar no mercado de trabalho no futuro, pois já terá os recursos e a capacidade necessária para prosperar e para se desenvolver, principalmente no quesito do conhecimento tecnológico.

Em termos práticos, podemos citar como exemplos pedagógicos as aulas de programação e coding; a conectividade com plataformas de ensino; as experimentações em laboratórios; a criação compartilhada de sites, blogs e redes sociais para produção de conteúdo digital; o ensino de empreendedorismo e de educação financeira.

Então, se você deseja que os seus filhos tenham contato com essa abordagem, é fundamental procurar uma escola apta a implementá-la, tanto no que se refere à infraestrutura quanto à proposta pedagógica.

A Educação 4.0 representa o presente e o futuro das crianças e dos adolescentes, como você pôde ver neste artigo. Implementá-la é uma tarefa difícil e que envolve vários desafios, mas devemos enfrentá-los sob o risco de perder o bonde da história e de comprometer o projeto de vida de nossos filhos.

Quer saber mais sobre a Educação 4.0? Visite o blog Novos Alunos e descubra!


Grupo SEB

Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook , no perfil no Instagram e no canal do Youtube. Você também pode assinar a newsletter para receber conteúdo por e-mail.