CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Entenda os distúrbios: dislexia, discalculia e disortografia

Por: Catraca Livre
dislexia_3
Os distúrbios de aprendizagem aparecem durante a fase escolar e podem durar até a vida adulta.

Quando a criança começa a ser alfabetizada, pais e professores devem ficar atentos para possíveis distúrbios de aprendizagem que interferem no desempenho escolar e no desenvolvimento infantil. A dislexia, a discalculia e a disortografia são alguns deles. Estes distúrbios, quando não são bem acompanhados, podem causar a marginalização ou até estigmatização da criança, como também provocar fracassos que causarão dificuldades de socialização.

A dislexia, que interfere no aprendizado da leitura, é o distúrbio mais conhecido e também mais estudado. A discalculia, que gera dificuldades com números, e a disortografia, que causa dificuldades na escrita, não possuem tantas pesquisas científicas a respeito.

Um artigo reuniu experiências e descobertas científicas sobre estes três distúrbios, avaliando-os a partir da psicologia, neurociência, ciências cognitivas, linguística, psicolinguística, neurobiologia e neuropsicologia.

No texto, os distúrbios relacionados à escola são definidos como um conjunto de dificuldades de aprendizagem que não pode ser atribuído ao atraso intelectual, a uma deficiência sensorial ou a uma deficiência de condições. Segundo o artigo, estas dificuldades são inesperadas, assim como outros aspectos do desenvolvimento, e podem persistir até a idade adulta.

dislexia_2
Os distúrbios de aprendizagem interferem no desempenho escolar e no desenvolvimento infantil.

A dislexia denota uma dificuldade em aprender a ler, apesar de um bom ambiente socioeconômico ou inteligência e ensino adequados. Estudos revelaram que as crianças disléxicas também podem ter habilidades particularmente deficientes em relação ao processamento fonológico fora da leitura.

De acordo com o artigo, outras análises revelaram ainda que a dislexia em crianças não-falantes de inglês tem ligação com a dificuldade em memorizar a forma visual das palavras, enquanto em crianças de língua inglesa está relacionada a uma deficiência fonológica.

A discalculia usualmente se refere a uma desordem de habilidades matemáticas em crianças de inteligência normal. O distúrbio é frequentemente acompanhado de deficiências visuais e espaciais, embora não haja unanimidade científica nessa questão. Os poucos estudos existentes neste campo revelam que uma em cada duas crianças que sofrem com discalculia também possui dificuldades na leitura. 

Já a disortografia representa uma desordem geral na escrita, ou seja, dificuldade de escrita relacionada ao motor, de conclusão da tarefa escrita, ortografia inadequada, e problemas de composição da escrita – como escolha de palavras, construção de frases e organização de textos.

Ainda de acordo com o artigo, vários estudos fornecem provas significativas de uma associação frequente entre deficiências de aprendizagem e distúrbios comportamentais ou emocionais.

dislexia
A dislexia interfere no aprendizado da leitura, a discalculia gera dificuldades com números, e a disortografia causa problemas com a escrita.

Veja mais:

Com informações de Radar da Primeira Infância. 

1
Weintraub ignora apelo de estudantes e mantém a data do Enem em meio à pandemia
Em meio à pandemia do novo coronavírus, estudantes de todo o país têm utilizado as redes sociais para pedir o …
2
9 passos para escrever um roteiro impecável
Escrever roteiro de um filme pode ser uma tarefa desafiadora: exige criatividade, dedicação e persistência para que ideias maturem.Roteiristas profissionais …
3
Crise na Educação: o Enem, o Sisu e a demissão inesperada no Sesu
Crise na Educação: o Enem, o Sisu e a demissão inesperada no SesuAs últimas semanas foram carregadas de incertezas e …
4
Enem: após confusão, MEC corrige notas e libera inscrição no Sisu
O ministro da Educação,  Abraham Weintraub, publicou um vídeo em sua conta no Twitter com novas explicações para as inconsistências …
5
Baixa na Educação: MEC decide tirar TV Escola do ar
O Ministério da Educação (MEC) decidiu não renovar o contrato com a TV Escola, canal educativo com 25 anos de …
6
48:28
ENEM! Aulão de história na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
7
59:42
ENEM! Aulão de português na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
8
47:47
ENEM! Aulão de matemática na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …