Fabriqueta de Histórias tem curso de escrita criativa para jovens

Por: Redação | Comunicar erro

A Fabriqueta de Histórias, projeto criado em 2016, mergulha o público jovem em uma experiência de criação literária guiada por renomados autores convidados. O curso é voltado para estudantes de escolas públicas ou particulares.

A ideia foi desenvolvida por Josephine Bourgois, ex-diretora da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty). Inspirada na metodologia do autor americano Dave Eggers, ganhador do premio TED Wish em 2008, a Fabriqueta reúne crianças e adolescentes para escreverem um livro juntos.

Ao longo do segundo semestre, o projeto realizou quatro oficinas que contaram com a participação dos escritores Estevão Azevedo, Andrea Del Fuego, Fabrício Corsaletti e Noemi Jaffe.

Divulgação
Turma da última oficina, com jovens da Escola Estadual Ministro Costa Manso, em São Paulo

O curso é trimestral e está com inscrições abertas. Acontece de 15 de março a 31 de maio, das 17h às 18h40, para adolescentes de 11 a 15 anos, no ateliê Libélula (Rua Dr. João Passos, 73 – Vila Madalena, São Paulo – SP).

A taxa de inscrição é de R$ 40 para alunos de escolas públicas, sem mais nenhum custo. Confira aqui o formulário de pré-inscrição para os interessados.

Desta vez, os encontros serão guiados pelas educadoras Leda Cartum e Ana Luísa Rodrigues e haverá participação do escritor Antonio Prata, que estará com a turma em uma das aulas.

Em parceria com a Libélula, haverá três aulas de ilustração e projeto gráfico, ministrados por Liana Yuri, arte-educadora, especialista em engenharia de papel, e Maria Carolina Sampaio, arquiteta e designer, especializada no projeto de livros.

Ao longo da oficina, cada participante se envolverá em todas as fases de criação de um livro e sairá com sua publicação em mãos. O lançamento do livro está previsto para 10 de junho deste ano, com textos e imagens produzidas pelos jovens.

PROGRAMAÇÃO

Março – DESINIBIÇÃO
Objetivo: mergulho no universo da literatura

Abril – CRIAÇÃO
Objetivo: mergulho no universo do próprio conto
Conta com apresentação do objeto livro, projeto gráfico e produção.

Maio – FINALIZAÇÃO
Objetivo: produção do livro
Com participação do autor convidado, Antonio Prata, oficina da técnica de ilustração e elaboração coletiva de cartaz-convite para o lançamento do livro.

Compartilhe:

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …