Conheça o projeto ‘Magic Words’: o livro escrito por quem nunca escreveu

Somente no Brasil, ainda existem mais de 13 milhões de analfabetos. Com uma ideia inovadora e uma impressora, o projeto Magic Words (Palavras Mágicas, em tradução livre), percorreu o país inteiro ouvindo histórias contadas por pessoas que jamais sonhariam em ver suas memórias registradas. Essas narrativas foram impressas  por comando de voz e em tempo real e, como mágica, tornaram-se um livro.

Anônimos eternizaram suas histórias através de projeto

“Magic Words” reúne 30 relatos de diferentes autores de todo o Brasil e compila registros fotográficos, resultantes do olhar atento de Gabriel Bianchini e José Cabaço, embaixador do Instagram.

Do sertão à cidade grande, foram registradas histórias que fazem a cultura de um povo e que agora poderão circular de geração em geração. De uma ilha perdida no Atlântico próxima à Bahia, passando pela floresta Amazônica até chegar às grandes cidades como São Paulo. Em comum, todos têm memórias e ideias que temiam serem esquecidas.

Foi possível imprimir 4,5 mil páginas, que foram encadernadas artesanalmente e tornadas livros. Foram produzidas edições para presentear os novos autores, bibliotecas e os centros culturais de suas cidades e de seus vilarejos.